Covid em alta no Norte: Amazonas e outros quatro estados enfrentam aumento de casos

Diferente de outras regiões do país, cinco estados do Norte continuam a registrar aumentos dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grava (SRAG) associados a covid-19: Amazonas, Pará, Tocantins, Rondônia e Amapá.

Os dados do Boletim Infogripe, da Fiocruz, também apontam para o crescimento de casos de SRAG em crianças e adolescentes no Amazonas, Pará e Goiânia.

Síndrome Respiratória Aguda Grava – Foto: Infogripe

De acordo com a pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação da Fiocruz e Infogripe, ainda não há condições para confirmar qual seria o vírus responsável pela SRAG que tem atingido as crianças.

“Não é possível averiguar ainda por conta do baixo número de resultados laboratoriais para esses casos, mas provavelmente devem ser alguns dos vírus que afetam principalmente crianças e adolescentes, como o rinovírus, o vírus sincicial respiratório ou até mesmo o metapneumovírus”, informou Portella.

O crescimento de casos de SRAG relacionados à covid-19 se mantém entre os idosos no Amazonas, Pará, Tocantins, Rondônia e Amapá.

Covid-19 no país

A situação no Norte segue na contramão do cenário Nacional, que registra tendência de queda a longo prazo, ou seja, nas últimas seis semanas, e a curto prazo, nas últimas três semanas.

Em relação 27 às capitais, oito apresentam aumentos dos casos de covid a longo prazo, sendo três delas da região Norte. São elas: Manaus, Palmas, Porto Velho, Rio de Janeiro, João Pessoa, Campo Grande, Cuiabá e Goiânia.

Conforme o boletim, de 1° de janeiro até 1° de fevereiro, foram contabilizados cerca de 1.222 casos de SRAG causados por covid-19. Neste intervalo, 710 pessoas morreram por SRAG, sendo 292 associadas à covid-19

The post Covid em alta no Norte: Amazonas e outros quatro estados enfrentam aumento de casos appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.