Especialista dá dicas de como preparar lancheira nutritiva para a volta às aulas


Pais contam que criatividade e sabor não podem faltar na hora de escolher os lanches para os filhos levarem à escola. Saiba quais alimentos escolher para montar a lancheira das crianças e dos adolescentes
O período escolar dura cerca de 200 dias na região de Itapetininga (SP) e, por isso, garantir um cardápio balanceado nos intervalos se torna muito importante para a saúde das crianças e adolescentes. O que pode ser tornar um desafio aos pais, em conseguir unir a criatividade e sabor ao mesmo tempo.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Na casa dos gêmeos Otávio e Gustavo, de nove anos, a mãe Patrícia Medeiros já está nos preparativos das lancheiras em dose dupla. Os meninos começarão o quarto ano da escola.
“A gente prepara todos os dias, de segunda a sexta. Eu levanto cedinho para já começar a montar e deixar certinho, deixo os uniformes organizados, as mochilas e as lancheiras. Eu coloco tudo o que eles gostam: iogurte, bolacha, bisnaguinha”, comenta.
Uma das preocupações da Patrícia é o cuidado na alimentação dos filhos. “Cookies eles gostam bastante também e comem muito bem. Sempre tem frutas em casa, sucos naturais, tudo fica disponível para eles”.
Nutricionista dá algumas dicas de lanches fáceis e saudáveis para que os alunos aproveitem as aulas com mais energia
Reprodução/TV TEM
Dicas alimentares
Emanueli de Almeida é nutricionista e dá algumas dicas de lanches fáceis e saudáveis para que os alunos aproveitem as aulas com mais energia. “Quanto menos opções de industrializados ter na lancheira, melhor. Então, temos algumas opções, tudo com alimentos naturais, preparados em casa, com receitas simples e fáceis de ser fazer”.
A nutricionista ressalta a importância de mesclar frutas com outras opções. “Sempre ter uma bebida, uma opção salgada, pode ter uma fruta, pode ter um bolinho, opções de amendoim ou castanhas, são alimentos interessantes para ser ter na lancheira”.
“O incentivo de ter uma lancheira com bastante variedade ajuda, porque amplia o paladar da criança e isso é muito bom, pois tem mais nutrientes, que vai ajudar na saúde, no desenvolvimento e na questão escolar”, reforça.
Lancheira com bastante variedade ajuda a ampliar paladar das crianças e adolescentes
Reprodução/TV TEM
Equilíbrio entre as escolhas da semana
Gislaine Laureano também prepara o lanche do filho Lucas com capricho. Ela conta que, como a maioria das crianças, o filho também gosta de comidas consideradas não tão saudáveis.
“Não é fácil, pois no dia a dia, ainda mais a gente que trabalha, a gente tenta equilibrar, deixar um dia do final de semana que ele pede para comer lanche e a gente leva, porque criança gosta de lanche, batata frita”, conta.
Entretanto, Gislaine destaca a importância de ter hábitos alimentares mais saudáveis. “A gente sabe que tem tudo a ver com estudo, rotina, boa alimentação, esporte, tudo o que a gente puder mostrar para a criança que seja melhor, para uma vida saudável”.
Lucas comenta o que não pode faltar na lancheira. “Pão de forma com patê de atum. Só alguns doces que eu deixo de lado, prefiro salgado”.
Opção saudável e nutritiva, o Lucas gosta de pão com patê de atum na lancheira escolar
Reprodução/TV TEM
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.