Maku Itá: comunidade indígena preserva tradições ancestrais em Novo Airão, no Amazonas

YouTube Video

O instituto Indígena Maku Itá, localizado no município de Novo Airão, no Amazonas, é uma associação sem fins lucrativos de defesa dos direitos sociais que busca desenvolver ações de promoção da cultura, saúde, educação, esporte e habitação das comunidades indígenas da zona urbana de vulnerabilidade social.

Maku Itá, que na língua indígena significa “pessoas no mesmo lugar”, é uma comunidade que nasceu através do Padre José Malasquez, com o objetivo de abrigar os povos que não tinham onde ficar no município de Novo Airão.

Atualmente, indígenas de sete etnias vivem na comunidade, cada uma preservando seus costumes e tradições, que seguem vivos e fortalecidos no local.

Comunidade Maku Itá, em Novo Airão. – Foto: Reprodução/ TV Norte Amazonas.

Tradições presentes

Na comunidade, as tradições são mantidas vivas pelos indígenas. Uma delas é a culinária, os próprios indígenas produzem seus alimentos, entre eles um dos principais alimentos é a mandioca. Edivaldo, da etnia Baré, é conhecido como o mestre da farinha de mandioca entre eles.

“É um serviço muito bom e muito demorado. Porque é uma semana para trabalhar na farinha. Mas é bom porque tudo a gente tem, né? Tem a farinha, têm a goma, tema a tapioca, tem o beijú, tem o pé de moleque, tem o tucupi, tem o arubé, tudo tem”, detalhou o produtor.

Edivaldo Baré torrando mandioca. – Foto: Reprodução/ TV Norte Amazonas.

Outro costume é manter viva a medicina original, onde as plantas são os remédios da comunidade. Além disso, o intuito do banho de ervas é para equilibrar o emocional.

“Capitiu, Japan Branca e Crajiru são as três plantinhas que não podem faltar no ritual. Banho para tirar inveja, olho gordo, todas aquelas coisas ruins” destacou Adriane Lanawa, líder da comunidade Muku Itá.

Ritual da Tucandeira

O ritual da tucandeira é uma tradição de passagem, onde os homens são instigados a colocar a mão em uma luva de palha trançada infestada de formigas tucandeiras enquanto todos os índios dançam ao redor em uma música em língua local.

Atualmente, o ritual também para ajuda politicamente os indígenas. O indígena escolhido se torna guerreiro ao realizar, como explica Abraão, da etnia Dessana.

“O ritual do guerreiro hoje é mais um papel politico para reinvidicar nossos direitos na funai. O guerreiro na nossa comunidade hoje é quando o cacique se ausenta ele assume o posto “, explicou Abraão Dessana.

Formiga tucandeira usada em ritual. – Foto: Reprodução/ TV Norte Amazonas

Maku Itá em Novo Airão

A associação indígena Maku Itá não só abriga sete etnias, mas também luta pelos direitos dos povos originários. Além disso, a comunidade vive através do turismo e do artesanato local.

‘Nossa Cidade, Nosso Futuro’

O projeto “Nossa Cidade, Nosso Futuro”, do Grupo Norte de Comunicação, tem como objetivo mostrar a beleza natural e cultural de Novo Airão através de uma série de reportagens especiais exibidas na TV Norte Amazonas.

Reportagens especiais como da ecologia e tradição, dos artesãos Baré e da “cidade dos botos” do município já podem ser conhecidas.

YouTube Video

The post Maku Itá: comunidade indígena preserva tradições ancestrais em Novo Airão, no Amazonas appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.