PSN: Sony pede desculpas por queda e dá recompensa aos assinantes

Quem espera a semana toda para relaxar e jogar um videogame na sexta à noite não conseguiu manter o ritual nos últimos dias. Quem tentou, sabe: o serviço online do PlayStation 4 e do PlayStation 5 ficou fora do ar por mais de 24 horas entre a última sexta-feira (7) e o sábado (8). O problema foi global.

Os primeiros relatos apareceram na sexta por volta das 19h. A Sony demorou um bom tempo para admitir a falha e só anunciou a retomada da PlayStation Network (PSN) às 21h de sábado. As informações são do The Verge.

Leia mais

  • PlayStation: vale a pena trocar o PS5 pelo PS5 Pro?
  • Por que PlayStation se chama PlayStation?
  • Sony dá péssima notícia para donos de PlayStation 4 – veja

Sem a PSN, os usuários não conseguem jogar partidas online nem acessar suas bibliotecas de jogos digitais. Nem gerenciar suas contas. Algumas pessoas também encontraram dificuldades em parear novos leitores de disco no PS5 Slim ou PS5 Pro.

Essa foi a segunda maior queda da PSN da história, ficando atrás somente de um verdadeiro apagão que durou 3 semanas em 2011. À época, um ataque cibernético causou uma interrupção no serviço que durou longos 23 dias.

Sony recompensa os assinantes por queda no serviço

  • No perfil oficial de suporte do PlayStation no X (antigo Twitter), a Sony deu uma explicação vaga para o que aconteceu.
  • A empresa japonesa, no entanto, ofereceu um brinde aos assinantes pelo inconveniente.

“Os serviços de rede se recuperaram totalmente de um problema operacional. Pedimos desculpas pelo inconveniente e agradecemos à comunidade pela paciência. Todos os membros da PlayStation Plus receberão automaticamente 5 dias adicionais de serviço”, escreveu a Sony.

  • Alguns usuários comemoraram esses 5 dias extras de PSN.
  • Outros, porém, criticaram ainda mais a Sony.
  • Vale destacar que você não precisa fazer nada para receber esses 5 dias a mais.
  • Ele serão inseridos automaticamente na sua assinatura, seja ela a Essential, a Extra ou a Deluxe.

Uma onda de críticas

As principais queixas dizem respeito ao comportamento da companhia durante a crise: demorou a se manifestar, não explicou o que aconteceu de verdade e não mencionou medidas preventivas para evitar que o problema ocorra novamente no futuro.

O segundo ponto é que o brinde de 5 dias a mais na assinatura da PSN favorece apenas os assinantes, sendo que várias outras pessoas também foram afetadas pela queda.

Certos jogos bem populares como Fortnite e Rocket League não exigem a PS Plus para jogar online. Ou seja, esse público foi prejudicado igualmente e não receberá nada pela falha na PSN.

Jogo e console PS5
A falha prejudicou milhões de jogadores de PlayStation no mundo todo – Imagem: Girts Ragelis / iStock

A equipe do PlayStation tem um histórico ruim de comunicação durante esses episódios. Não foi a primeira vez, nem deve ser a última — e o usuário continuará sem saber o que aconteceu de verdade.

Até o próximo apagão!

O post PSN: Sony pede desculpas por queda e dá recompensa aos assinantes apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.