Primeiros dinossauros podem ter surgido na Floresta Amazônica; entenda

Dinossauros podem ter surgido no Brasil

A Floresta Amazônica pode ter sido o berço dos primeiros dinossauros, juntamente com o Deserto do Saara. É o que aponta um estudo de pesquisadores da University College London (UCL), do Reino Unido. A pesquisa foi publicada na revista científica Current Biology, em janeiro deste ano.

O estudo surpreende porque, até então, a comunidade científica acreditava que os primeiros dinossauros tiveram origem no extremo sul da África e da América do Sul.

Como assim?

A hipótese é resultado de revisões em fósseis já encontrados no antigo supercontinente de Gonduana. Essa formação incluía o que hoje é a América do Sul, África, Índia, Austrália, Nova Zelândia, Oriente Médio e Antártica.

Neste caso, os fósseis apareceram com maior frequência nas áreas mais ao sul, justamente incluindo o extremo da África e a América do Sul.

A partir da criação de uma linha do tempo de espécies e das localidades onde viveram, os estudiosos fizeram uma simulação da distribuição dos primeiros dinossauros pelo território, considerando a localização dos fósseis.

Depois disso, os pesquisadores incorporaram as relações evolucionárias conhecidas, barreiras climáticas e geográficas, ou seja, fatores que pudessem ter bloqueado a movimentação das espécies.

‘Hiato nas informações’

Um diferencial importante foi considerar um hiato nas informações. Neste caso, os estudiosos incluíram no estudo também áreas onde nunca foram achados ossos, os “hiatos”, em vez de presumir que nunca houve dinossauros nas áreas em questão como sugeriam pesquisas anteriores.

A conclusão

O resultado final desta equação demonstrou então que, provavelmente, os primeiros dinossauros surgiram nas regiões equatoriais de Gonduana. Essas regiões são a Amazônia, a bacia do Congo e o deserto do Saara – por causa das condições climáticas e ambientais.

A pesquisa também sugere que esses dinossauros eram muito menores que os que viriam depois deles, tendo o tamanho de cachorros ou galinhas.

Exemplo

Um dos dinossauros mais velhos do mundo é um velociraptor, do tamanho de uma galinha, nascido há 230 milhões de anos e encontrado nos EUA. A descoberta dele foi anunciada em janeiro por pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison.

No Brasil, após as chuvas que atingiram fortemente o Rio Grande do Sul, uma equipe da Universidade Federal de Santa Maria, localizou um fóssil, em julho, que pode ter 233 milhões de anos.

View this post on Instagram

A post shared by UFSM (@ufsm.br)

Observando as idades dos dinossauros descobertos nos Estados Unidos e no Brasil – regiões tão distantes – indica que a região do Equador não poderia estar fechada para eles.

Outros aspectos como preferências climáticas distintas indicam ainda a capacidade de migrar para regiões mais próximas aos polos.

Juntando tudo isso, os pesquisadores destacam que é necessário reforçar as pesquisas pelos dinossauros e entender melhor os hiatos. E as respostas podem estar escondidas na Amazônia. No Brasil.

The post Primeiros dinossauros podem ter surgido na Floresta Amazônica; entenda appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.