Mulheres na tecnologia: 5 cursos online para iniciar na programação e demais áreas de TI

Em dezembro de 2015, a Unesco e a ONU determinaram que no dia 11 de fevereiro seria celebrado o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. Sobretudo, o maior objetivo dessas instituições é fomentar o papel de meninas e mulheres na tecnologia e na Ciência. E para incentivar e promover esse acesso, selecionamos alguns cursos para fazer online nas áreas de TI e programação.

Conheça as plataformas que oferecem conteúdos de qualidade, totalmente gratuitos e com certificado. Com metodologias excelentes, tais cursos são disponibilizados por empresas parceiras com grande autoridade no mercado tecnológico, tais como a Cisco, Oracle e diversas outras. Confira um pouco mais sobre cada treinamento e comece já a fazer o seu!

5 cursos online para mulheres iniciarem em áreas tecnológicas

1 – Projetos de Sistemas de TI

Desenvolvedora de plataforma de aplicativos para o Metaverso, trabalho de habilidades futuras para o setor de tecnologia, jovem mulher asiática trabalha em casa usando um headset de realidade virtual, realizando testes de jogos em segurança cibernética, computação em nuvem e soluções web.
Segundo o Serasa, menos de 1% das mulheres trabalham com tecnologia no Brasil/Shutterstock_Foto Colaborador Chay_Tee

Para iniciar sua jornada de cursos online em TI e programação, comece com o curso Projetos de Sistemas de TI da Fundação Bradesco. Além de ser para iniciante, o curso é bem completo com 15 horas de duração e material de apoio disponível. O conteúdo programático se divide em duas etapas: parte 1 “Processos de Desenvolvimento de Sistemas de Informação” e parte 2 “Engenharia de Software”.

Basicamente, nesse curso você vai aprender diversas metodologias para projetar sistemas complexos e alcançará conhecimentos essenciais para o design de sistemas de TI, como levantamento de requisitos e construção de diagramas de fluxo de dados (DFD).

Leia mais

  • Quer aprender a programar? Veja 7 aplicativos para começar hoje
  • 5 linguagens de programação que você pode aprender e gerar com o ChatGPT
  • 10 Prompts do ChatGPT para estudar Programação

2 – Python

Conceito de aplicação e desenvolvimento web em tela virtual. Homem segura um Ipad.
Python é uma linguagem de programação de alto nível/
Shutterstock_Foto Colaborador Wright Studio

Um dos cursos online essenciais para as futuras programadoras de TI é a linguagem de programação Python, muita usada em diversas áreas como desenvolvimento web, análise de dados, inteligência artificial, automação, entre outros. Dessa forma, indicamos uma das opções mais completas na web para iniciantes.

O curso é disponibilizado pela plataforma Eu Capacito em parceria com a FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista) e possui uma carga horária de 80 horas. Seu conteúdo programático se divide em 8 capítulos que vão desde introdução à Linguagem Python à relação de Phyton com IoT.

3 – Criação de Site (HTML/CSS E JAVASCRIPT)

mãos segurando blocos em madeira com Conceito da linguagem de programação Java. Tecnologia de software para desenvolvimento web.
Conceito da linguagem de programação Java. Tecnologia de software para desenvolvimento web/Shutterstock_Foto Colaborador Panchenko Vladimir

Outro curso ideal para iniciante fazer online nas áreas de TI e programação é a Criação de sites usando HTML, CSS e JavaScript, também disponível na escola virtual da Fundação Bradesco. Seu conteúdo programático é dividido em 4 módulos que completam uma carga horária de 2 horas.

Assim como descrito no site da Fundação, neste curso você terá as informações fundamentais para trabalhar com o desenvolvimento para a Web, aprendendo a usar HTML, CSS e JavaScript para criar sites ou aplicativos da Web.

4 – Programação em Java

Imagem de uma Programadora Trabalhando em uma Sala de Controle de Monitoramento, Cercada por Grandes Telas Exibindo Linhas de Código de Linguagem de Programação. Retrato de uma Mulher Criando um Software, Programando.
A representação feminina no setor de TI no Brasil é de 0,07% (69,8 mil mulheres), segundo o Serasa/ Shutterstock Foto Gorodenkoff

O curso de Programação em Java está disponível para o nível iniciante na plataforma da “Eu Capacito” em parceria com a Oracle. Com a carga horária estimada em 6 horas de duração, o curso tem um conteúdo programático que vai desde os fundamentos da programação Java (variáveis, classes, objetos, loops, arrays e construções de decisão) aos recursos orientados a objetos do Java.

Além disso, você ainda aprenderá Java usando o NetBeans IDE, bem como o Oracle Cloud. Vale lembrar que após acessar a página do “Eu Capacito”, você será direcionado ao link da Oracle para fazer um cadastro e iniciar o curso 100% gratuito.

5 – Segurança Digital – Cybersecurity Essentials

Uma mão apontando para ícones de cibersegurança em uma interface virtual com um tablet, em um fundo escuro. Conceito de cibersegurança e proteção digital.
O presidente do Ciesp previu um déficit de 140 mil profissionais de cibersegurança no Brasil até este ano/Shutterstock Foto ImageFlow

O treinamento da Cisco para Segurança Digital está disponível na plataforma “Eu Capacito”, e também necessita de uma conta no link para o qual você será direcionado.

O curso é essencial para qualquer profissional iniciante de TI, pois nele você aprenderá os conceitos básicos necessários para combater o crime cibernético. Sua carga horária é de 30 horas e o conteúdo programático possui desde controles de segurança para redes, servidores e aplicativos à implementação de procedimentos para a disponibilidade e o sigilo dos dados.

O post Mulheres na tecnologia: 5 cursos online para iniciar na programação e demais áreas de TI apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.