Jato supersônico quebra barreira do som pela última vez; entenda

O jato supersônico XB-1, da Boom Supersonic, quebrou a barreira do som pela última vez na segunda-feira (10). Neste dia, a aeronave passou pelo seu 13º – e último – voo de teste. Seu propósito foi abrir caminho para a empresa desenvolver o Overture, avião com o triplo do tamanho do XB-1.

“É um dia agridoce para mim e eu acho que para toda a equipe do XB-1”, disse o fundador e CEO da Boom Supersonic, Blake Scholl, durante a live do último voo de teste da aeronave. “Esta é a última vez que ela voa.

Jato supersônico XB-1, da Boom, quebrou barreira do som seis vezes durante voos de teste

O jato decolou do Mojave Air & Space Port, no sudeste da Califórnia (EUA), por volta das 10h50 no horário local (15h50 no horário de Brasília). No seu último voo de teste, a aeronave ultrapassou a velocidade do som três vezes.

  • Um veículo quebra a barreira do som quando sua velocidade atinge 1.234 km/h, no nível do mar.
Imagem em infravermelho de jato supersônico XB-1, da Boom Supersonic, durante seu último voo de teste
Jato supersônico XB-1 ultrapassou a velocidade do som três vezes no seu último voo de teste (Imagem: Boom Supersonic/YouTube)

“Conseguimos, com este programa de testes de voo, o que todos antes achavam impossível — que uma startup não pode fazer um avião supersônico sozinha, sem a ajuda do governo, sem a ajuda dos grandes fabricantes de equipamentos originais”, disse Nick Sheryka, engenheiro-chefe de testes de voo da Boom, durante a live.

Confira abaixo como foi o 13º (e último) voo de teste do jato supersônico XB-1, da Boom:

Jornada do jato supersônico XB-1

A primeira decolagem do XB-1 ocorreu em março de 2024. Neste teste, o jato não quebrou a barreira do som – ou seja, foi um voo subsônico. Após mais dez voos subsônicos, a aeronave ultrapassou a velocidade do som pela primeira vez.

O primeiro voo supersônico do jato ocorreu no teste realizado em janeiro de 2025. Quem o comandava era Tristan “Gepetto” Brandenburg, o principal piloto de testes da Boom. Assim como no seu último voo de teste, a aeronave quebrou a barreira do som três vezes neste dia.

  • Esta foi a primeira vez que uma aeronave civil ultrapassou a velocidade do som nos Estados Unidos.

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Próximos passos da Boom Supersonic

A Boom quer trazer de volta os voos comerciais supersônicos. “Embora seja incrivelmente triste para mim deixar o emocionante mundo dos testes de voo de aeronaves experimentais, isso significa que podemos focar totalmente, a partir de amanhã [esta terça-feira, 11], no que começamos a empresa para fazer, que é construir aquele avião Overture”, disse Scholl.

Avião supersônico XB-1, da empresa Boom
Voos de testes do jato supersônico XB-1 abriram caminho para empresa desenvolver outro jato maior (Imagem: Boom/Reprodução)

A Boom planeja concluir o design do Overture em cerca de uma semana. E fazer o mesmo com os motores Symphony do jato no próximo mês, informou o CEO e fundador da empresa. A nova aeronave terá capacidade para carregar de 64 a 80 passageiros.

Nosso objetivo é começar a gerar empuxo nesses motores até o final deste ano, começar a construir o primeiro Overture em cerca de 18 meses, colocá-lo na linha de montagem em cerca de três anos [e] colocá-lo no ar em menos de quatro. Nosso objetivo é estar pronto para os passageiros até o final de 2029.

Blake Scholl, fundador e CEO da Boom, durante a live do último voo de teste do jato supersônico XB-1

Voos comerciais supersônicos foram uma façanha pioneira do Concorde britânico-francês, que voou pela última vez em 2003. A ver se os 13 testes do jato supersônico XB-1 serão o suficiente para o jato Overture, enfim, decolar.

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