Araguaína alerta para alta da Covid e reforça vacinação gratuita

A Prefeitura de Araguaína alerta a população para a alta de Covid-19 na cidade e reforça que a vacinação gratuita no município em todas as 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A Secretaria Municipal da Saúde relembra que a vacinação contra a Covid-19 é particular para cada cidadão, correspondendo ao perfil de cada um.

Araguaína reforça vacincação da Covid

A Prefeitura de Araguaína alerta a população para a alta da Covid-19 na cidade e refoça que a vacinação gratuita contra a doença no município acontece em todas as 22 UBS. Segundo a diretora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, Samilla Braga, a vacinação é particular para cada cidadão e seu perfil.

Por isso é preciso ir até a UBS mais próxima com o cartão de vacina para que a técnica avalie quando o cidadão recebeu a última vacina, entre outros fatores, e decida como será feita a imunização. Cada caso é um caso, porque levamos em conta a idade, comorbidades e local de trabalho, por exemplo. A vacina não está disponível para o público em geral que já foi vacinado anteriormente. E reforçamos a necessidade de cada pessoa desses públicos específicos procurar uma UBS para podermos analisar a necessidade da vacina

Samilla Braga, diretora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde

Os perfis de vacinação foram divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde e podem ser encontrados abaixo:

  • Público em geral (acima de 5 anos)

1 dose, se não vacinado anteriormente.

  • Crianças 6 meses a 4 anos e 29 dias

2 doses com intervalo de 4 semanas (vacina Moderna) ou 3 doses com intervalo de 4 semanas (vacina Pfizer Baby).

  • Idoso de 60 anos e mais

1 dose a cada 6 meses.

  • Gestantes

1 dose a cada gestação.

  • Portadores de doenças crônicas ou comorbidade

1 dose anual.

  • Imunocomprometidos

1 dose a cada 6 meses.

  • Trabalhadores da Saúde

1 dose anual.

  • Pessoas vivendo em instituições de longa permanência para idosos (ILPI), indígenas, ribeirinhos, quilombolas, puérperas, pessoas com deficiência permanente, privados de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, e pessoas em situação de rua)

1 dose anual.

É necessário lembrar que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e diversos estudos sérios e reais sobre imunização e saúde, todas as vacinas disponíveis contra Covid-19 são eficazes para evitar o agravamento da doença, hospitalização e óbitos.

Como a gripe comum, que sofre alterações em seu gene quase todo ano, a Covid-19 também se altera, o que pode gerar infecções mesmo em pessoas que já se vacinaram.

Alta de casos de Covid no Tocantins e na Região Norte

A situação no Norte segue na contramão do cenário nacional, que registra tendência de queda a longo prazo, ou seja, nas últimas seis semanas, e a curto prazo, nas últimas três semanas.

Em relação às 27 capitais, oito apresentam aumento dos casos de Covid-19 a longo prazo, sendo três delas da região Norte. São elas: Manaus, Palmas, Porto Velho, Rio de Janeiro, João Pessoa, Campo Grande e Cuiabá.

Mais informações sobre a alta de Covid na região Norte podem ser encontradas nessa matéria do Portal Norte.

The post Araguaína alerta para alta da Covid e reforça vacinação gratuita appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.