Nossos antepassados colecionavam um item curioso por motivo desconhecido

Há milhões de anos, os antepassados dos seres humanos se encontravam numa área do continente africano conhecida como Berço da Humanidade. Por lá, além de lutarem por sua sobrevivência, eles vasculhavam a paisagem em busca de rochas arredondadas.

Segundo um novo estudo, publicado no periódico Quaternary International, as espécies humanas ancestrais valorizavam as esferas rochosas por sua singularidade e podem ter experimentado diferentes usos para elas. Contudo, a resposta definitiva para a finalidade das bolas de pedra permanece um mistério.

Em todo o mundo, rochas arredondadas foram encontradas em locais ocupados por antigos hominídeos. Porém, até agora os pesquisadores só mostraram interesse naqueles artefatos redondos que foram claramente esculpidos pelos humanos pré-históricos.

Crânio de Homo erectus com fundo branco
Fósseis de crânios do Homo erectus. (Imagem: Puwadol Jaturawutthichai / Shutterstock)

Leia mais:

  • Canibalismo? Fóssil indica que hominídeos se devoravam há 1,45 milhão de anos
  • Quase extinção da humanidade precedeu uma grande migração, revela estudo
  • Pedreiras antigas em Israel revelam segredos sobre o Homo erectus

Por exemplo, na Caverna Qesem, em Israel, há evidências de que algumas espécies primitivas criaram ferramentas arredondadas para esmagar ossos de animais. A finalidade dessa prática era conseguir a medula óssea dos outros seres.

Descobertas semelhantes aconteceram em Melka Kunture, um sítio arqueológico no Vale Awash, na Etiópia. Nele, antigos hominídeos viveram milhões de anos até que ocorresse a migração para fora de África.

Cientista encontrou rochas arredondadas por todos os lados

A pesquisadora Margherita Mussi teve uma nova percepção e decidiu não se concentrar nas esferas rochosas criadas pelos seres humanos pré-históricos. Ela descreve em seu novo estudo uma série de pedras naturalmente esféricas que os antigos habitantes do local parecem ter recolhido.

Essas rochas aparecem em diversos locais ocupados entre 1,7 milhão e 600 mil anos atrás. Esse período temporal sugere que a antiga espécie Homo erectus, bem como seu posterior Homo heidelbergensis, foram provavelmente as responsáveis por coletar os artefatos.

A maioria das rochas é de origem vulcânica. Elas são lapilli acrecionários, agregados de cinzas formados durante as erupções explosivas, tipo eruptivo que ocorreu em abundância nessa parte da África durante o período Pleistoceno.

Rochas esféricas encontradas na Etiópia
Grupo de rochas selecionadas pela pesquisadora para estudo. (Imagem: Margherita Mussi)

O fato de tais espécimes serem provavelmente raros na paisagem ao redor, entretanto, “aponta para uma recolha cuidadosa e recorrente com um propósito”, escreve a autora.

Não está claro exatamente qual a função das bolas de pedra. Mas, Mussi explica: “ao longo do Pleistoceno Inferior e Médio, os hominídeos estavam interessados em experimentar o(s) uso(s) apropriado(s) das estranhas bolas de pedra”.

O fato das pedras terem vestígios de uso pode ser uma evidência dessa experimentação. A pesquisadora as descreve com “marcas maltratadas” e “planas desgastadas”, indicando que foram usadas para fins “percussivos”. 

O novo conhecimento se soma na compreensão cientifica do comportamento do Homo erectus e de outras espécies primitivas. Estas descobertas sugerem que os hominídeos do Pleistoceno prestaram “atenção constante ao ambiente e a qualquer novo recurso”, confirme diz a autora, além de terem se movido por sua curiosidade e criatividade para encontrar usos práticos para os achados raros.

O post Nossos antepassados colecionavam um item curioso por motivo desconhecido apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.