Prefeitura +digital: Como vai funcionar novo programa do governo federal

Foto: Divulgação

Durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, nesta terça-feira (11), o governo federal lançou novas iniciativas para as prefeituras. Entre elas, está o Prefeitura +Digital. Por meio desse programa, cidades com até 30 mil habitantes podem acelerar sua transformação digital e se conectar com o futuro.

O Serpro, empresa pública federal especializada em soluções digitais para o governo, lançou o programa com a iniciativa de promover a cidadania digital e a justiça social em todas as regiões do Brasil.

As prefeituras interessadas em participar do programa devem formalizar a adesão até 30 de abril de 2025.

Como funciona o Prefeitura +Digital?

O programa oferece, sem custos, soluções completas em serviços digitais, comunicação e segurança de dados. Com isso, pequenas cidades podem modernizar sua gestão, diminuir as desigualdades regionais e melhorar a interação com a população. O objetivo é tornar os serviços públicos mais rápidos, acessíveis e eficazes.

Como o programa Prefeitura +Digital pode contribuir para a inclusão digital da população local?

O Prefeitura +Digital é estruturado em três eixos principais para promover mais inclusão, eficiência e justiça no Brasil.

No primeiro eixo, de serviços digitais, o Cidades.gov.br facilita a conexão entre cidadãos e prefeituras, permitindo agendamentos e consultas online, o que reduz a necessidade de atendimentos presenciais e melhora a gestão pública.

No eixo de comunicação, o Serpro+ oferece soluções de armazenamento, comunicação e streaming em nuvem, enquanto o Via Serpro assegura uma conexão segura às aplicações nos datacenters da empresa.

Por fim, no eixo de segurança, o Neosigner e o SerproID garantem assinaturas digitais com criptografia e rastreamento de auditoria. Essas iniciativas são essenciais para a transformação digital e para ampliar o acesso aos serviços públicos.

Que tipo de apoio o governo federal oferece para as prefeituras que aderirem ao Prefeitura +Digital?

Após a inscrição, o município terá até três meses para ativar as ferramentas mais adequadas às suas necessidades. As soluções serão oferecidas gratuitamente por até 24 meses, trazendo economia e melhorando a eficiência municipal.

O Serpro se compromete a manter a flexibilidade do programa, ajustando prazos conforme as necessidades de cada município.

Para se inscrever, as prefeituras devem acessar a página do Prefeitura +Digital, preencher o formulário e aguardar as instruções por e-mail para iniciar a transformação digital da cidade.

The post Prefeitura +digital: Como vai funcionar novo programa do governo federal appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.