Pais acusam secretaria de cortar transporte escolar para crianças indígenas em Roraima; saiba mais

transporte escolar roraima-capa

Pais de alunos que residem na sede do município de Pacaraima, no Norte de Roraima, relatam a interrupção do transporte escolar para a Escola Estadual Indígena Índio Manoel Barbosa, na comunidade Sorocaima, a aproximadamente 12 quilômetros da cidade.

Com a suspensão do serviço, estudantes estão sem aulas há uma semana. Na sede do município, o Colégio Estadual Militarizado Cícero Vieira Neto passa por reformas há cerca de um ano e opera em regime híbrido, alternando atividades presenciais e remotas.

No entanto, algumas famílias consideram esse modelo inadequado e optam por manter os filhos na escola de Sorocaima. A situação afeta pelo menos 57 alunos.

Como a falta de transporte escolar afeta as famílias em Roraima?

A autônoma Iris da Silva Farias, mãe de um adolescente de 13 anos, afirmou que não matriculou o filho no colégio da sede porque não teria condições de auxiliá-lo nas atividades remotas e prefere o ensino presencial.

“Ano passado o transporte funcionava normalmente para Sorocaima, e este ano foi suspenso”, disse.

Um dos pais, que preferiu não se identificar, acredita que a suspensão do transporte escolar tem o objetivo de forçar a transferência dos alunos para o colégio da sede em Roraima. Além disso, ele afirmou que a infraestrutura da unidade não atende às necessidades dos estudantes.

O motorista Jesus Rondnele Moura, pai de duas crianças matriculadas em Sorocaima, também enfrenta dificuldades. “Não tenho condições de levar e buscar meus filhos. A situação está difícil”, afirmou. Ele, que pertence ao povo Macuxi, defende o direito de os filhos estudarem na comunidade indígena.

O que diz a Secretaria de Educação?

Em nota, a Secretaria de Educação e Desporto de Roraima (Seed-RR) informou que o transporte escolar é oferecido para escolas próximas à residência dos estudantes e que não há previsão de rotas para comunidades indígenas para alunos que vivem na sede de Pacaraima.

Ademais, a pasta destacou que os estudantes podem frequentar o Colégio Cícero Vieira. As aulas presenciais retornaram na última terça-feira (11) em 16 salas anexas no ginásio da escola. Esses espaços estão equipados com climatização, quadro branco, carteiras e mesas.

Por fim, a previsão é que as reformas sejam concluídas até o final do primeiro semestre. O Colégio Estadual Militarizado Cícero Vieira Neto oferece ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos nos três turnos. A instituição conta com 1.350 alunos matriculados, segundo a Seed.

*Com informações do g1

The post Pais acusam secretaria de cortar transporte escolar para crianças indígenas em Roraima; saiba mais appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.