Starliner: astronautas presos no espaço tem volta antecipada

Mais de oito meses depois da missão que levou os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams ao espaço, a dupla finalmente parece ter uma data para voltar para casa. A esperança foi renovada após um anúncio feito pela NASA.

A agência especial dos Estados Unidos informou que trocou a cápsula que planeja utilizar em um futuro voo à Estação Espacial Internacional (ISS). Isso, em tese, permitira que os astronautas fossem “resgatados” mais cedo do que o previsto.

Lançamento de missão de resgate acontecerá em 12 de março

De acordo com a NASA, as equipes de gerenciamento da missão optaram por usar uma cápsula Crew Dragon, da Space X, que já havia voado para sua missão Crew-10 à ISS, em vez de uma nova cápsula, cuja produção atrasou.

Barry “Butch” Wilmore e Suni Williams estão “presos” no espaço há mais de oito meses (Imagem: NASA)

Esta decisão significa que o lançamento da Crew-12, que irá garantir a volta da dupla, pode acontecer no dia 12 de março. Originalmente, a previsão é que isso só acontecesse no dia 25, embora a data já tenha sido alterada algumas vezes.

O retorno dos dois astronautas ainda depende da chegada da tripulação de quatro pessoas da Crew-10. Isso é necessário para manter o contingente norte-americano da Estação Espacial Internacional, algo previsto em acordos internacionais.

Leia mais

  • Astronautas poderiam ter voltado para a Terra na Starliner, diz NASA
  • Starliner faz pouso seguro, mas propulsor falhou na reentrada
  • Após problemas no espaço, astronautas da Starliner atracam na Estação Espacial
Cápsula fabricada pela Boeing apresentou falhas no espaço (Imagem: Dima Zel/Shutterstock)

Problemas com a Starliner

  • Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams estavam a bordo da Starliner para uma viagem até a Estação Espacial Internacional (ISS).
  • A missão CFT seria o último voo de qualificação da espaçonave antes de entrar em rotação operacional como um transporte de tripulação para a ISS.
  • No entanto, problemas no propulsor levaram a um atraso de três meses no retorno para a Terra, o que acabou acontecendo sem os astronautas a bordo.
  • A NASA anunciou o retorno da Starliner sem tripulação no final de agosto do ano passado, transferindo a volta de Wilmore e Williams para o início de 2025 em uma cápsula Dragon da SpaceX.
  • Isso significa que, quando voltarem para casa, em vez de dez dias, a dupla terá passado pelo menos oito meses no espaço.

O post Starliner: astronautas presos no espaço tem volta antecipada apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.