Rede social do BuzzFeed quer combater “energia masculina” das concorrentes

O BuzzFeed vai lançar sua própria plataforma social para promover a “alegria” e combater a “energia masculina de Trump e Musk”, competindo com outras redes que dominam o cenário atualmente. O comunicado foi feito à Semafor, que relatou o plano da empresa norte-americana na semana passada.

Entenda:

  • O BuzzFeed vai lançar uma nova plataforma social focada em qualidade de conteúdo e bem-estar do usuário;
  • Chamada de BF Island, a rede deve explorar novos formatos e permitir o uso de IA para criar e compartilhar conteúdos;
  • O CEO do BuzzFeed diz que a plataforma visa promover a “alegria” e combater a “energia masculina” das atuais redes;
  • A BF Island ainda não tem data de lançamento confirmada, mas uma lista de espera já está disponível aos potenciais usuários.
trump musk
Plataforma do BuzzFeed quer acabar com “energia masculina” de Musk e Trump. (Imagem: rafapress/Shutterstock)

O BuzzFeed ainda não revelou detalhes sobre a plataforma — que recebeu o nome de BF Island —, mas pretende explorar novos formatos e, como revelado à Axios, permitir que os usuários usem inteligência artificial para criar e compartilhar conteúdos. Recursos simples estarão disponíveis a todos de forma gratuita, mas uma assinatura paga garantirá direito a ferramentas avançadas.

Leia mais:

  • O que é a regulamentação das redes sociais?
  • Iniciativa quer livrar as redes sociais da influência de bilionários
  • Não larga o TikTok? Veja como ativar limite de tempo diário

Plataforma social do BuzzFeed já tem lista de espera

A BF Island surge com a ideia de combater as atuais plataformas que, nas palavras do próprio CEO do BuzzFeed, Jonah Peretti, não se importam com a qualidade do conteúdo, mas sim com o aumento da “raiva, retenção e medo”.

“Todas as principais plataformas estão capitulando a Trump, dizendo que acabarão com a ‘censura’, que é uma maneira eufemística de dizer que deixarão besteiras politicamente carregadas e teorias da conspiração correrem soltas em suas plataformas”, diz Peretti em comunicado.

Ícones de redes sociais de vídeos em pasta na tela inicial do iPhone
BuzzFeed deve priorizar qualidade de conteúdos em nova rede social. (Imagem: Koshiro K/Shutterstock)

“Quando uma empresa de aplicativos não se importa com o conteúdo e pede a uma IA para maximizar o uso, o resultado é um serviço que incentiva o conteúdo que maximiza o vício. O tipo de conteúdo que é criado e recomendado não é o melhor conteúdo, mas provoca a resposta mais compulsiva e previsível do cérebro humano”, completa o CEO.

A lista de espera para aqueles que desejam entrar na BF Island já está disponível, e a empresa vai selecionar um grupo de usuários para testar a plataforma e, então, finalizá-la com base em seu feedback.

O post Rede social do BuzzFeed quer combater “energia masculina” das concorrentes apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.