OpenAI: Sam Altman detalha planos para o GPT-5

Nesta quarta-feira (12), o CEO e cofundador da OpenAI, Sam Altman, deu detalhes dos planos para o GPT-4.5 e GPT-5.

Nessa linha, o executivo acabou por confirmar o fim dos trabalhos em prol do o3, que poderia ser o futuro grande projeto de inteligência artificial (IA) da empresa, significando que ele não será mais lançado individualmente.

Logos da OpenAI e do GPT-5
Com foco no GPT-4.5 e no GPT-5, empresa deixou de lado o o3 como modelo individual (Imagem: photosince/Shutterstock)

O anúncio foi realizado no X em longa postagem, na qual Altman também reconheceu que a linha de produtos da empresa ficou complicada, ressaltando que a companhia deseja fazer “trabalho muito melhor” e oferta de produtos “simplificada“.

O CEO concordou com muitos usuários ao dizer que “nós odiamos o seletor de modelos tanto quanto você e queremos voltar à inteligência unificada mágica“.

Planos da OpenAI para o GPT-4.5 e GPT-5

  • O Orion, como o GPT-4.5 é conhecido internamente, será enviado pela empresa como o “último modelo não-cadeia de pensamento” da OpenAI;
  • Ainda sobre o GPT-4.5, “um objetivo de topo para nós é unificar modelos da série o e modelos da série GPT, criando sistemas que podem usar todas as nossas ferramentas, saber quando pensar por muito tempo ou não e, geralmente, serem úteis para ampla gama de tarefas”, prosseguiu Altman;
  • Quanto ao GPT-5, a ideia da OpenAI é de lançar o modelo como “sistema que integra muita tecnologia, incluindo o o3“, que, como dito acima, não será mais enviado como modelo independente;
  • O primeiro teaser do o3 foi liberado em dezembro e o lançamento do o3-mini foi realizado no mês passado.

Leia mais:

  • O que é Lousa no ChatGPT e como usar?
  • 10 melhores chatbots para usar no ChatGPT
  • Conselho da OpenAI nega ter recebido oferta de Elon Musk

O CEO da OpenAI disse que a empresa quer que a IA “trabalhe para você” e que “percebemos o quão complicado nosso modelo e as ofertas de produtos foram obtidas”.

“[Um] objetivo principal para nós é unificar [nossos] modelos criando sistemas que podem usar todas as nossas ferramentas, saber quando pensar por muito tempo ou não e, geralmente, serem úteis para uma ampla gama de tarefas“, prosseguiu.

Segundo o TechCrunch, modelos da não-cadeia de pensamento, caso do GPT-4.5, são menos confiáveis quando se fala em resolver questões matemáticas e do ramo da física.

Uma vez que o GPT-5 estiver disponível, usuários gratuitos do ChatGPT terão acesso ilimitado ao chat na configuração de inteligência padrão, garantiu Altman. Enquanto isso, os assinantes Plus poderão utilizar o modelo “ao nível mais alto de inteligência“. Já os assinantes Pro terão “nível ainda mais alto de inteligência“.

Logo do ChatGPT
Mesmo os usuários gratuitos terão acesso ao novo modelo (Imagem: Gargantiopa/Shutterstock)

Apesar das divulgações, Altman não disse quando, exatamente, o GPT-4.5 e o GPT-5 serão liberados, estimando apenas que isso ocorrerá entre “semanas a meses“.

O post OpenAI: Sam Altman detalha planos para o GPT-5 apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.