X: discurso de ódio cresceu 50% após compra da rede social por Elon Musk

Aquisição do X (antigo Twitter) por Elon Musk gerou uma série de repercussões negativas na época. Um dos maiores temores dizia respeito ao processo de moderação de conteúdos, um vez que o bilionário sempre se disse a favor da “democracia total”.

Agora, um estudo realizado pela Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, confirma o que já era esperado. Entre outubro de 2022 e maio de 2023, período após a mudança no controle da rede social, houve um aumento considerável do discurso de ódio na plataforma.

Comentários transfóbicos foram os que tiveram maior aumento

O levantamento aponta que a frequência de posts considerados racistas, homofóbicos e transfóbicos na rede social foi em média 50% maior do que nos meses que antecederam a aquisição. Outro fato constatado pela equipe foi que o número de robôs e outros tipos de contas falsas, um dos principais alvos do bilionário na época, não foi reduzido e pode até ter aumentado.

Para classificar as publicações como discurso de ódio, os pesquisadores usaram um modelo de reconhecimento de linguagem que identifica se um comentário é “rude, desrespeitoso ou despropositado, provável de fazer alguém deixar uma discussão”, aliando o uso de ofensas direcionadas com o teor e a intenção do comentário.

Ilustração estilo colagem sobre discurso de ódio com boca gigante no lugar da cabeça de uma pessoa
Representação artística de discurso de ódio, algo cada vez mais comum no ambiente virtual (Imagem: Roman Samborskyi/Shutterstock)

A adoção desta técnica evitou, por exemplo, que a amostra abrangesse posts educativos ou pornográficos com palavras consideradas ofensivas por minorias. Não foi possível, entretanto, ter uma dimensão das postagens que usaram linguagem codificada.

De acordo com o trabalho, a média semanal de posts identificados como discurso de ódio era de 2.179 antes da aquisição por Musk, e saltou para 3.246, um aumento de 50%. A maior variação ocorreu para comentários transfóbicos, com 260%, seguido pelos posts racistas (42%) e homofóbicos (30%).

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elon musk
Musk alterou a moderação de conteúdo do Twitter após comprar a plataforma (Reprodução: Frederic Legrand – COMEO/Shutterstock)

Medidas de Musk teriam incentivado comportamentos nocivos na rede social

  • Musk comprou a rede social por US$ 44 bilhões em outubro de 2022.
  • Logo após assumir o comando, o empresário demitiu grande parte da equipe, alterou a moderação de conteúdo para o modelo de “notas da comunidade” e implementou um sistema pago para o selo de verificação.
  • Segundo o levantamento, tudo isso contribuiu para o aumento dos discursos de ódio na plataforma.
  • A análise envolveu publicações realizadas em inglês entre janeiro de 2022 e junho de 2023, quando Linda Yaccarino substituiu o sul-africano no posto de CEO.
  • O estudo foi publicado na revista científica Plos One.
  • A rede social não se pronunciou oficialmente sobre a conclusão do trabalho.

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