Influenciador que ‘ensina a investir’ é preso em operação contra estelionato em São Paulo; saiba quem é

influenciador preso em são paulo-capa

A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quinta-feira (13), o empresário e influenciador Filippe Ribeiro, de 29 anos, em uma mansão em Carapicuíba, na Grande São Paulo.

Ademais, outras 11 pessoas são alvo de mandados de prisão temporária em uma operação que investiga crimes como golpes na compra e venda de veículos de luxo, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Influenciador preso em São Paulo tinha ligação com facção criminosa

Conforme informações do delegado Estevão Castro, Filippe teria “íntima ligação com o PCC (Primeiro Comando da Capital)” no tráfico de drogas.

A operação, realizada pela Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de Carapicuíba, também cumpre 39 mandados de busca e apreensão em cidades da região, incluindo Barueri, Santana de Parnaíba e Itapevi.

A investigação aponta Filippe como líder de uma quadrilha. Em setembro de 2024, o influenciador já havia sido preso em São Paulo.

O empresário tem quase 50 mil seguidores em redes sociais. Ele costuma ostentar carros de luxo e divulgar sua trajetória de superação financeira, tema de um livro que escreveu.

View this post on Instagram

A post shared by Filippe Ribeiro (@filipperibeiro1)

Como Filippe Ribeiro aplicava golpes na compra de veículos?

De acordo com as investigações, o influenciador comprava carros de pessoas com dívidas de financiamento. Ele prometia quitar os débitos, mas pagava valores abaixo do mercado e não cumpria a promessa de quitação.

O delegado Estevão Castro também informou que Filippe utiliza “laranjas” para alugar carros em outros estados, cloná-los e revendê-los em São Paulo, enquanto mantém a locadora em busca dos veículos.

Em suas redes sociais e em seu site, Filippe afirmava que era possível adquirir carros por até 10% do valor de tabela, por vias “legais”.

A empresa Avanzza Soluções, na qual ele se apresenta como diretor executivo, foi alvo de uma denúncia de uma vítima do Rio de Janeiro. A vítima relatou ter passado seu carro para a empresa em 2021, com a promessa de quitação em 18 meses, o que não ocorreu.

A acusação é de que Filippe vendeu o veículo para outra pessoa, recebendo R$ 105 mil, sem quitar a dívida com o banco. O influenciador também planejava realizar um curso online, no qual compartilharia supostos “segredos” de sua prática de negócios.

No livro que escreveu, ele detalha como transformou uma dívida de R$ 300 mil em um império de empresas lucrativas e afirmou ter encontrado brechas legais em contratos bancários, o que gerou lucros consideráveis.

Por fim, procurado pela imprensa, o empresário negou as acusações por meio de sua assessoria, dizendo que nunca esteve envolvido em esquemas ilegais e se dedicando ao trabalho, à família e ao seu propósito de transformar vidas, sempre com compromisso com a transparência e ética.

*Com informações do Metropóles

The post Influenciador que ‘ensina a investir’ é preso em operação contra estelionato em São Paulo; saiba quem é appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.