Adolescente é apreendido por abusar de irmã de seis anos e compartilhar conteúdo na internet em Manaus

A ação foi denominada de “Operação Incestum”

Um adolescente, de 16 anos, foi apreendido na manhã desta quinta-feira (13) por ato infracional análogo aos crimes de abuso sexual infantil praticado contra a irmã de seis anos, em Manaus.

O menor produzia, armazenava e compartilhava as mídias contendo cenas de abuso sexual. A ação foi denominada de “Operação Incestum”.

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), em ação conjunta com a Polícia Federal, chegaram até o adolescente e realizaram a apreensão.

Ação conjunta resultou na apreensão de adolescente – Foto: Divulgação/PC-AM

“Ele apresenta vários traços de psicopatia, ele é perverso com a própria irmã e compartilhava ‘olha o que eu faço com a minha irmãzinha’, e isso atraía vários outros pedófilos. De todo modo, depois das perícias, vamos poder ter certeza se ele vendia esses conteúdos, para responder por isso. Ele foi retirado do meio familiar e da sociedade”, destacou a delegada Joyce Coelho.

Operação Incestum

De acordo com a delegada da Polícia Federal Letícia Prado, as investigações iniciaram após os conteúdos serem identificados por uma organização nos Estados Unidos.

“A investigação se iniciou pela Polícia Federal mediante informações que vieram de uma organização dos Estados Unidos e chegaram na coordenação central em Brasília. Encontramos um vasto material de compartilhamento pela internet, onde ele informava praticar os abusos contra a irmã de seis anos”, explicou.

Adolescente apreendido em Manaus
Busca e apreensão – Foto: DIvulgação/PC-AM

As investigações apontaram que o adolescente estaria envolvido com a circulação de arquivos contendo cenas de abuso sexual infantil em plataformas da internet.

Durante cumprimento do mandado de busca e apreensão, foram apreendidos equipamentos eletrônicos e mídias de armazenamento usadas por ele.

Adolescente apreendido em Manaus

De início, a Polícia Federal acreditou que se tratava de um homem adulto. Contudo, ao longo das diligências, descobriram que o crime era cometido por um adolescente.

Ao passar a situação para o conhecimento da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), a unidade informou já ter algumas informações, a partir disso foi feita a junção que resultou na apreensão do menor.

“Quando fizemos cruzamento das informações, verificamos que no meio de dezembro a mãe já tinha registrado um boletim de ocorrência sobre o abuso sexual. Se trata de um crime intrafamiliar e por isso a operação foi denominada Incestum”, disse a delegada Joyce Coelho, da Deaai.

Desdobramentos

Devido ao vasto conteúdo pornográfico infantil encontrado, a Polícia Federal aprofundou as investigações por se tratar de um conteúdo que era compartilhado pelo adolescente na internet.

“O crime muitas vezes alcança um nível muito grande, traz um perigo social e a gente precisa identificar todos os elos e componentes dessa cadeia para exercer o efetivo combate”, destacou Joyce.

O adolescente deve responder por ato infracional. O menor foi ouvido e admite a produção das mídias, inclusive deu detalhes de como praticava o crime: ele esperava a mãe sair para trabalhar para ficar sozinho com a garota de seis anos.

A criança, ao ser ouvida, deu a possibilidade de uma nova autoria por parte da namorada do adolescente. A delegada acredita que o caso ainda terá desdobramentos.

Ele informou que não vendia as mídias, mas compartilhava com outras pessoas em redes sociais, além de também receber.

The post Adolescente é apreendido por abusar de irmã de seis anos e compartilhar conteúdo na internet em Manaus appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.