Renault e Geely devem ampliar parceria no Brasil

Um acordo pode expandir a cooperação entre a montadora francesa Renault e a chinesa Geely no Brasil. Segundo reportagem da Reuters, as empresas estão planejando anunciar a parceria ainda no mês de fevereiro.

Elas já atuam de forma conjunta no país desde 2024. Na oportunidade, foi criada uma joint venture para produção de motores a combustão. Além disso, ambas iniciaram a comercialização de veículos fabricados em uma planta compartilhada na Coreia do Sul.Geely E5

O que prevê o compromisso entre Renault e Geely?

O novo acordo prevê a ampliação da parceria em território brasileiro. A Geely deverá utilizar a rede de concessionárias da Renault para comercializar seus modelos importados da China. O compromisso também possibilita a produção local na fábrica da Renault em Curitiba, onde a Geely poderia montar seus veículos.

renault
Renault vai liberar sua rede de concessionárias no Brasil para comercialização de modelos importados da China (Imagem: Anton Pentegov/Shutterstock)

A ação faz parte da estratégia da Renault de otimizar a capacidade de produção de sua unidade brasileira, que é a quinta maior operação da marca fora da França. Para a Geely, por outro lado, a iniciativa representa uma oportunidade de crescimento na América do Sul.

Isso significa que a marca chinesa pode garantir uma expansão rápida no Brasil sem a necessidade de criar uma infraestrutura própria. Lembrando que o Brasil foi um dos países que mais importou veículos elétricos chineses no ano passado. Em todo o mundo, apenas a Bélgica recebe mais modelos chineses.

Leia mais

  • Fusão bilionária entre Honda e Nissan é cancelada
  • BYD vai integrar IA da DeepSeek em todos os seus carros
  • Chevrolet interromperá produção de modelo mais vendido no Brasil
Geely
Marca chinesa pode garantir uma expansão rápida no Brasil sem a necessidade de criar uma infraestrutura própria no país (Imagem: Tricky_Shark/Shutterstock)

Empresas querem fortalecer suas posições no mercado brasileiro

  • Não foram divulgados mais detalhes sobre os investimentos e volumes de produção.
  • De qualquer forma, o movimento sinaliza a intenção de ambas as empresas em fortalecer suas posições no mercado brasileiro.
  • Nem a Renault nem a Geely comentaram oficialmente sobre as negociações.
  • A imprensa francesa já havia relatado que as montadoras estavam discutindo investimentos conjuntos no Brasil.

O post Renault e Geely devem ampliar parceria no Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.