Facção da Venezuela ‘ameaça’ imigrantes e policiais em abrigos de Boa Vista

Facção da Venezuela aterroriza abrigo Boa Vista.

A facção da Venezuela “Trem da Arágua” tem aterrorizado abrigos de Boa Vista. A organização criminosa está crescendo na região Norte.

Segundo as investigações, a facção administra o tráfico de drogas nos abrigos que acolhem os imigrantes na capital. Além disso, o relatório revela que os integrantes “ameaçam” os militares que atuam na Operação Acolhida.

A Polícia Civil de Roraima (PC-RR) encontrou dois corpos vítimas da facção próximo aos abrigos.

Vítima da facção apresentava sinais de tortura

Uma das vítimas foi localizada perto do centro de acolhimento Rondon 3, um dos maiores de Roraima. O corpo apresentava sinais de tortura: mãos e pés amarrados, um corte profundo no pescoço e diversas perfurações, características de uma tentativa de esquartejamento.

De acordo com os peritos, essa brutalidade é uma marca registrada do “Tren de Aragua”, grupo originado no presídio de Tocorón, na Venezuela, e que hoje atua em países como Chile, Peru, Colômbia, Equador, Brasil e Estados Unidos.

Recrutamento em abrigos

A facção se aproveita da vulnerabilidade dos imigrantes para recrutá-los em esquemas de tráfico de drogas, prostituição e extorsão.

Relatórios da PC-RR apontam que brasileiros também são cooptados para atuar em atividades criminosas, incluindo rotas de tráfico e garimpo ilegal.

No fim de 2021, um grupo de militares interveio para resgatar um homem que estava sendo espancado por membros da facção. Após relatar o caso à polícia, um dos soldados pediu para não ser identificado por medo de represálias.

Um documento da Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco) destaca o medo que a facção impõe:

“Fica cristalino o poder intimidatório deste grupo criminoso, fato este que embaraça e dificulta a investigação, pois as pessoas venezuelanas que poderiam testemunhar os fatos não o fazem por temer por suas vidas, os que resolvem colaborar já sabem o risco que correm. Este é o atual cenário imposto por este bando criminoso em solo brasileiro”, afirmou.

Guerra entre facções chega ao Brasil

Em agosto de 2021, a rivalidade entre facções venezuelanas explodiu nas ruas de Boa Vista. Um integrante da facção rival, “Trem de Guayana” abordou um matador de aluguel do “Trem da Arágua”.

Os dois trocaram tiros, mas sobreviveram e foram presos pela polícia. Em setembro de 2021, outro homem venezuelano, de 25 anos, apareceu morto vítima de disparos de arma de fogo.

Dias anteriores, o homem mandou áudios aos familiares, afirmando que queria sair de Roraima pois “todos estavam se matando”.

“O que acontece é que eu conheço a todos aqui, e o problema é que todos antes andavam juntos, eram amigos, até que se enfezaram um contra o outro. É gente de El Tigre, Ciudad Bolivar e San Félix que vêm para cá, e trazem seus problemas e se matam. Por isso quero conseguir uma passagem para ver se vou de avião para Florianópolis”, afirmou ele.

Com informações do GLOBO.

Cemitério clandestino pertence a facção

Ademais, facção protagonizou outro caso em Boa Vista no mês de janeiro. Um cemitério clandestino foi encontrado em uma área de mata no bairro Pricumã e Cinturão Verde.

Ao todo, a PC-RR encontrou nove corpos. Assim, a organização criminosa estaria usando o terreno como cemitério para adversários.

As investigações tiveram início quando a PM-RR abordou um homem de 29 anos, olheiro da “Trem de Arágua”, que estava fugindo no bairro Pricumã.

Por fim, na abordagem, o olheiro contou que a facção sequestrou sua família e o ameaçavam de morte.

The post Facção da Venezuela ‘ameaça’ imigrantes e policiais em abrigos de Boa Vista appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.