O que é este tal de Valentine’s Day, popular nas redes sociais?

A hashtag Valentine’s Day alcançou números expressivos nas redes sociais nos últimos anos, somando mais de 30 milhões de menções em publicações no Instagram e mais de 13 milhões no TikTok. Nesse contexto, esse movimento em torno da comemoração está se popularizando também no Brasil.

Embora a data seja tradicionalmente mais forte em países como os Estados Unidos, aos poucos, vem ganhando mais adeptos por aqui. Não é à toa, que muitos varejistas a adotarem também em suas estratégias de marketing. Mas qual a origem e o significado dessa celebração? Brasileiros estão comemorando o Dia dos Namorados duas vezes no ano?

Quem foi São Valentim?

Muito antes do Valentine’s Day se popularizar pelo mundo através das redes sociais, São Valentim, que era um padre romano, celebrava o amor, realizando casamentos proibidos. No entanto, por esse feito memorável e altruísta ele foi condenado à morte, tornando-se um verdadeiro mártir de sua época.

Os casamentos eram proibidos por conta da decisão do Imperador Cláudio II durante aquele século, devido à crença de que isso tornaria os homens soldados piores. Por conta disso, São Valentim organizava cerimônias em segredo até ser descoberto e sentenciado à morte em 270.

Um homem entrega uma caixa de presente em formato de coração para sua amada mulher na sala de estar de casa. Uma noite romântica juntos.
O Valentine’s Day é uma celebração tradicional nos Estados Unidos/Shutterstock ORION PRODUCTION

Outra curiosidade da história de São Valentim, é que durante o período em que esteve na prisão, ele teria se apaixonado por uma moça. No entanto, sem poder dar continuidade a esse amor, escreveu uma carta para a jovem. A partir daí, a prática de escrever cartas se tornou uma das formas de celebração dessa data.

Leia mais

  • 5 ideias de presentes tecnológicos para o Dia dos Namorados
  • 5 filmes para ver no Dia dos Namorados
  • Dia dos namorados: veja seis dicas para evitar golpes nas compras online

Antes de mais nada, saiba que o Valentine’s Day, comemorado nos Estados Unidos, é como se fosse o nosso Dia dos Namorados no Brasil. Contudo, há diferenças entre os dois, uma vez que o Valentine’s Day também popular nas redes sociais, é comemorado no dia 14 de fevereiro e o Dia dos Namorados somente no dia 12 de junho.

Sobretudo, suas origens explicam também suas diferenças, uma vez que o Valentine’s Day foi definido pelo Papa Gelásio em homenagem a São Valentim dois séculos após sua morte, e o nosso Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho, próximo ao Dia de Santo Antônio, que é celebrado no dia 13.

Vale lembrar que a fama de Santo Antônio como o “santo casamenteiro” se deve à ajuda que ele dava às moças para conseguirem um dote, um enxoval e, assim, um marido. Contudo, também se popularizou algumas crenças em torno da data e do santo. Como a superstição de virar a imagem de Santo Antônio de cabeça para baixo a fim de encontrar um parceiro(a) amoroso(a).

Imagem colagem composta de um casal engraçado dançando, escondendo o rosto, com um buquê de flores, conceito de dia dos namorados, esquisito, bizarro, incomum, fantasia.
O Valentine’s Day está se popularizando no Brasil/Shutterstock Roman Samborskyi

A celebração do amor

Outra grande diferença da comemoração estadunidense para o Dia dos Namorados brasileiro, é que o Valentine’s Day vai muito além das declarações de amor entre casais dentro e fora das redes sociais. A data também é uma celebração de amor entre as pessoas de uma forma geral, então é muito comum as pessoas se presentearem e desejarem feliz Valentine’s Day, mesmo sem elo romântico.

A data é celebrada até mesmo no ambiente escolar, entre as crianças, na família, reforçando o amor entre pais e filhos, irmãos e amigos. Por conta disso, é muito comum nos Estados Unidos, encontrar nas lojas cartões de Valentine’s Day para todas as ocasiões, como de pai para filho, de neto para avó, de amigo para amigo e muitos outros tipos, além dos tradicionais para namorados(as) e esposos(as).

Feliz Dia dos Namorados. Cão adorável e inscrição parabenizadora. Closeup, dentro de casa. Atiraram no estúdio. Parabéns pela família, parentes, entes queridos, amigos e colegas. Conceito de cuidado com animais de estimação.
O Valentine’s Day celebra o amor entre casais, família e amigos/Shutterstock SvetikovaV

Deste modo, como nos últimos anos, a data ganhou mais adeptos no Brasil, seja nas redes sociais ou até mesmo no comércio, talvez esse significado também possa tornar a comemoração um motivo para celebrar o amor de maneira mais ampla por aqui, além do sentimento entre casais.

O post O que é este tal de Valentine’s Day, popular nas redes sociais? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.