‘Yube Nawa Ãibu’: grupo indígena do interior do AC lança clipe de música que exalta força feminina; veja trecho


Grupo Bari Siriani conta com integrantes da Terra Indígena Kaxinawá da Praia do Carapanã, e lançou vídeo em uma plataforma online. Projeto foi produzido após uma oficina oferecida por meio da Lei Paulo Gustavo. Produção é resultado de uma oficina que busca capacitar profissionais audiovisuais indígenas
Divulgação
A força feminina e o poder de transformação. Este é o centro da canção Yube Nawa Ãibu, do grupo indígena Bari Siriani, que teve um clipe lançado na manhã desta quinta-feira (13) em uma plataforma online.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O grupo conta com integrantes da Terra Indígena Kaxinawá da Praia do Carapanã, e o projeto foi produzido após uma oficina oferecida por meio da Lei Paulo Gustavo. A direção é do cineasta Tiago Melo, com codireção de comunicadores indígenas dos povos Nukini, Huni Kuĩ e Apurinã, das Terras Indígenas Kaxinawá da Praia do Carapanã, Nukini, Alto Rio Purus e TI Peneri/Tacaquiri.
Para Txira Huni Kuĩ, integrante do grupo, o clipe traz, por meio da simbologia da natureza, as mudanças culturais testemunhadas pelo grupo e pelas mulheres do povo Huni Kuĩ em geral, que, no passado, não podiam participar de atividades artísticas, mas que conquistaram este direito. O nome do grupo é o equivalente Hãtxa Kuĩ para jiboia fêmea.
“A jiboia em si já é um símbolo bem importante para nossa cultura, e ela traz a força feminina, mas também transmite esse poder, o poder feminino e o poder da transformação, porque antigamente as mulheres Huni Kuĩ não podiam tocar, não podiam cantar, e hoje em dia elas podem, e têm essa liberdade. Eu acredito que as pessoas que ouvirem a música e virem o videoclipe, e todos os detalhes do vídeo, também podem sentir a força da jiboia”, destacou.
Clipe de grupo indígena do AC ressalta força feminina e poder da transformação
LEIA MAIS
Artista indígena do AC faz apresentação no Grammy Latino com DJ Alok nos EUA: ‘momento histórico’
Indígena acreano faz show em evento de pré-lançamento do álbum de Alok nos Estados Unidos: ‘A gente chega com amor’
Com repasses de R$ 32,5 milhões, Acre chegou a 98% de execução de recursos da Lei Paulo Gustavo, diz governo federal
Grupo Bari Siriani, nome Hãtxa Kuĩ para jiboia fêmea
Divulgação
A produção do clipe também contou com apoio da Urânio Filmes, junto com a Comissão Pró-Indígenas do Acre (CPI-Acre) e a Rede de Comunicadores Indígenas do Acre.
A gravação foi feita em dezembro quando ocorreu a oficina “Criação Audiovisual: Da Ideia ao Projeto”, com objetivo de qualificar profissionais audiovisuais indígenas, possibilitando que eles tenham autonomia para contar suas próprias histórias e narrativas através do audiovisual.
“O videoclipe é o resultado de uma semana incrível de trocas de experiências e ensinamentos com os comunicadores indígenas”, ressaltou Melo.
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.