Anatel investiga falha em alerta de terremoto para dispositivos Android

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está investigando o envio de alertas de terremoto para usuários de dispositivos Android em diversos estados brasileiros, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Os alertas, que causaram surpresa e preocupação, não partiram das prestadoras de telecomunicações nem do Sistema Nacional de Defesa Civil, que utiliza a tecnologia Cell Broadcast para o envio de mensagens de emergência.

Anatel busca respostas

A agência reguladora suspeita que os alertas tenham sido enviados diretamente pelo Google, responsável pelo sistema operacional Android. Diante do ocorrido, a Anatel instaurou um processo administrativo para apurar o caso e entender como os alertas foram gerados e disseminados pelas redes de telecomunicações.

O objetivo é esclarecer se houve alguma irregularidade e, em caso afirmativo, tomar as medidas cabíveis contra a empresa responsável.

Pessoa segurando celular com ilustração de sinal de alerta vermelho em cima do aparelho
Investigação da Anatel busca esclarecer os fatos e garantir que episódios como esse não se repitam. (Imagem: Graphic and Photo Stocker/Shutterstock)

A investigação da Anatel busca esclarecer os fatos e garantir que episódios como esse não se repitam. A agência se compromete a manter a sociedade informada sobre o andamento da investigação e as medidas que serão tomadas.

Leia mais sobre o caso:

  • Android emite alerta de terremoto em Ubatuba para SP e RJ
  • Terremoto em Ubatuba? Como o sistema de alerta do Android funciona
  • É possível ocorrer um terremoto no Brasil?

A Anatel reforça a importância da credibilidade do sistema Defesa Civil Alerta, que desde seu lançamento em dezembro de 2024 já foi utilizado com sucesso em mais de 150 oportunidades. A agência reguladora destaca que o sistema oficial de alertas de desastres é composto por SMS, TV por Assinatura e o aplicativo Defesa Civil Alerta.

Para mais informações, a Anatel disponibiliza a página de Alerta de Desastres em seu portal online.

Google desativou sistema de alerta no Brasil

Após notificações falsas de terremoto serem enviadas para usuários de celulares Android no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, o Google desativou o sistema de alertas de terremotos no Brasil e está investigando o ocorrido para aprimorar suas ferramentas.

O post Anatel investiga falha em alerta de terremoto para dispositivos Android apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.