Brotos de brócolis beneficiam quem tem pré-diabetes, diz estudo

Um composto químico presente em brotos de brócolis pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com pré-diabetes, um precursor do diabetes tipo 2. A descoberta foi publicada em um estudo da Universidade de Gotemburgo, na Suécia.

A pesquisa é um desdobramento de outro experimento realizado em 2017, que identificou o sulforafano como um agente antidiabético no diabetes tipo 2. Os pacientes apresentaram melhoras significativas após a ingestão de grandes doses do composto extraído de brotos de brócolis.

O novo teste analisou especificamente casos de pré-diabetes, uma condição que aumenta o nível de açúcar no sangue lentamente e progressivamente devido à produção prejudicada de insulina.

Na etapa final do experimento, os pesquisadores também testaram uma bactéria intestinal capaz de interagir com o sulforafano, o que, segundo o artigo, poderia estar ligado a uma eficácia ainda maior do composto do brócolis.

74 participantes completaram todos os estágios do estudo (Imagem: Halfpoint/iStock)

Leia Mais:

  • Fabricante do Ozempic quer estender validade de patente no Brasil
  • Bebidas açucaradas causam 10% de novos casos de diabetes no mundo
  • Por que feridas tem difícil cicatrização em pessoas com diabetes?

Como foi feito o estudo?

  • Foram selecionadas 89 pessoas com açúcar elevado no sangue em jejum, um indicador de pré-diabetes;
  • Participantes tinham sobrepeso ou obesidade, e idades entre 35 e 75 anos;
  • Grupos foram aleatoriamente designados para sulforafano ou um placebo por doze semanas: nem os participantes, nem os pesquisadores sabiam quem foi designado para qual;
  • 74 participantes completaram todos os estágios do estudo.
Novo estudo complementou experimento feito em 2017 com diabéticos (Imagem: yumehana/iStock)

As conclusões do experimento

  • Participantes que tomaram o composto sulforafano tiveram uma redução média maior no açúcar no sangue em jejum do que aqueles que tomaram o placebo;
  • O grupo com a maior melhora após tomar sulforafano apresentou sinais precoces de diabetes leve relacionado à idade, um IMC relativamente baixo no contexto do estudo, baixa resistência à insulina, baixa incidência de doença hepática gordurosa e baixa secreção de insulina;
  • Em termos de números, as diferenças no açúcar no sangue em jejum foram de 0,2 milimoles por litro entre todos os participantes que tomaram sulforafano em comparação ao grupo placebo, seguido por 0,4 no subgrupo clínico em questão e 0,7 naqueles que estavam no subgrupo clínico e tinham a bactéria intestinal.

“Essas novas descobertas abrem caminho para um possível tratamento de precisão usando sulforafano extraído do brócolis como um alimento funcional. No entanto, fatores de estilo de vida continuam sendo a base de qualquer tratamento para pré-diabetes, incluindo exercícios, alimentação saudável e perda de peso”, afirmou o professor Anders Rosengren, um dos pesquisadores.

O post Brotos de brócolis beneficiam quem tem pré-diabetes, diz estudo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.