Publicidade na internet supera TV aberta e lidera investimento no Brasil

Pela primeira vez, a internet ultrapassou a TV aberta e se tornou o principal destino dos investimentos publicitários no Brasil. A informação vem do mais recente levantamento do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), que analisou os valores investidos entre janeiro e setembro de 2024.

Segundo o relatório, o total de recursos destinados à publicidade no período foi de R$17,8 bilhões, um aumento de 18% em relação aos R$14,9 bilhões registrados no mesmo período em 2023. Desta vez, o estudo foi realizado com 336 agências, número superior às 325 participantes da edição anterior.

A internet liderou com 39,5% do montante total, correspondentes a R$7,04 bilhões. A TV aberta, que tradicionalmente ocupava o primeiro lugar, ficou com 37,7%, recebendo R$6,72 bilhões. Em terceiro, manteve-se a mídia exterior (como painéis e outdoors), com R$2,06 bilhões.

É a primeira vez que os investimentos em publicidade são mais altos na internet do que na TV aberta. Crédito: Boy Anthony – Shutterstock

Dentro dos investimentos digitais, os anúncios do tipo display – aqueles que aparecem em banners no topo, laterais ou dentro do conteúdo dos sites – representaram 62,8% do total investido na internet, movimentando R$4,42 bilhões.

Os dados do relatório são baseados em pedidos de inserção de anúncios registrados pelas agências de publicidade. Segundo o UOL, o Cenp apenas consolida essas informações, sem acessar detalhes sobre os clientes ou os veículos de comunicação envolvidos.

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Expectativa de recorde de investimento em publicidade

A previsão é que o investimento publicitário total do ano de 2024 tenha ultrapassado os R$23,4 bilhões registrados em 2023. Isso porque o volume de anúncios costuma aumentar no último trimestre, impulsionado por campanhas de Black Friday e Natal.

Confira como os investimentos foram distribuídos entre janeiro e setembro de 2024:

  • Internet: R$ 7,04 bilhões (39,5%)
  • TV aberta: R$ 6,72 bilhões (37,7%)
  • Mídia exterior: R$ 2,06 bilhões (11,6%)
  • TV por assinatura: R$ 928,9 milhões (5,2%)
  • Rádio: R$ 712,9 milhões (4,0%)
  • Jornal: R$ 238,4 milhões (1,3%)
  • Revista: R$ 62,7 milhões (0,4%)
  • Cinema: R$ 48,3 milhões (0,3%)

Luiz Lara, presidente do Cenp, avalia que os números mostram a solidez do mercado publicitário, apesar dos desafios econômicos. “Mesmo com oscilações no câmbio e incertezas sobre o crescimento do PIB, o setor se mantém como um motor estratégico para a economia”.

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