Em visita ao Recife, presidente de Portugal participa de homenagem no Hospital Português e recebe título de Doutor Honoris Causa da UFPE


Marcelo Rebelo de Sousa cumpre visita de estado ao Brasil durante esta semana. Após a capital pernambucana, ele segue para Brasília, onde se reúne com o presidente Lula (PT). Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, discursa em visita ao Real Hospital Português, no Recife
Artur Ferraz/g1
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, participa de uma série de atividades no Recife nesta segunda-feira (17). De manhã, ele acompanhou uma homenagem ao ex-provedor do Real Hospital Português (RHP), Alberto Ferreira da Costa, que morreu em outubro de 2024 por complicações de um câncer.
À tarde, recebe o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e visita o Gabinete Português de Leitura.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
A capital pernambucana é a primeira parada de uma visita de estado que o presidente português faz ao Brasil ao longo da semana (saiba mais abaixo). Após a agenda no Recife, Rebelo de Sousa segue para Brasília, onde se reúne com o presidente Lula (PT). Esta é a nona passagem do chefe de estado no país desde 2016, quando assumiu o cargo.
“Havia várias razões [para estar no Recife]. Uma era, em vida, homenagear aquele que, entretanto, partiu. A segunda era receber o Doutor Honoris Causa, que foi atribuída em 2022, […] mas, em 2022, era ano eleitoral no Brasil e, portanto, ficou adiado este somatório de visitas. Teria uma visita oficial e foi adiada, em boa hora, e não era só a visita do presidente, mas a importantíssima assembleia bilateral entre Brasil e Portugal”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa em entrevista no Hospital Português.
Marcelo Rebelo de Sousa chegou a Pernambuco na noite de domingo (16), acompanhado do primeiro-ministro Luís Montenegro e de uma delegação formada por dez ministros.
A solenidade no RHP começou às 11h, com o descerramento de uma placa em homenagem a Alberto Ferreira da Costa na unidade de saúde, localizada no bairro da Ilha do Leite, no Centro da cidade. O evento marca o início das comemorações do aniversário da instituição, que completa 170 anos de fundação em 2025.
Fundador da construtora Rio Ave, responsável pela construção do primeiro prédio da orla de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, o empresário era português, mas morava na capital pernambucana desde os 15 anos. Foi provedor do hospital nos anos 1990 e de 2000 até sua morte.
Na cerimônia, estavam a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), do prefeito do Recife, João Campos (PSB), e o filho do ex-provedor, Alberto Ferreira da Costa Júnior.
Após a homenagem, o presidente de Portugal se reuniu com a família de Alberto Ferreira da Costa. Depois, a comitiva participou de um almoço no Salão Laura Areias.
Doutor Honoris Causa
Após a visita ao Hospital ao Português, Marcelo Rebelo de Sousa vai à Faculdade de Direito do Recife, que fica no bairro da Boa Vista, no Centro da cidade, para receber o título de Doutor Honoris Causa da UFPE.
De acordo com a instituição, a homenagem tem como objetivo reconhecer a trajetória acadêmica e política do chefe de estado de Portugal.
Rebelo de Sousa se formou em direito em 1971 pela Universidade de Lisboa, onde fez o doutorado em ciências jurídico-políticas na década de 1980.
Com especialidade em direito constitucional e contribuições nas áreas de direito administrativo, ciência política, teoria do direito e filosofia do estado, ele foi professor catedrático da Faculdade de Direito da instituição.
O atual presidente de Portugal também já atuou como jornalista e comentarista político. Desde 1974, é filiado ao Partido Social Democrata (PSD).
Em 1975, foi eleito deputado da Assembleia Constituinte, instalada após o fim do regime de António de Oliveira Salazar. Ele assumiu a presidência do país em 2016 e foi reeleito em 2021 para um mandato de cinco anos, que termina em 9 de março de 2026.
Visita de estado
Após a programação no Recife, Marcelo Rebelo de Sousa vai para Brasília, onde participa de um jantar com o presidente Lula no Palácio do Itamaraty na terça-feira (18), retribuindo a visita que o brasileiro fez ao país europeu em 2023. Ele também vai entregar o prêmio Camões à poetisa Adélia Prado.
Depois da programação na capital federal, o presidente português encerra a visita de estado. No entanto, a agenda com representantes do governo do país europeu continua na quarta (19), quando Lula e o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, participam da abertura da 14ª Cimeira Brasil-Portugal.
Em seguida, Montenegro vai a São Paulo, onde se encontra com empresários durante um evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex).
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.