Com o calor extremo, veja como fica o tempo nas regiões Serrana, Norte e dos Lagos do Rio de Janeiro


Termômetros disparam e Defesa Civil alerta para baixa umidade do ar; população busca formas de se refrescar em meio a temperaturas acima dos 37°C. Termômetro em Teresópolis chegou a registrar 37°C nesta semana em meio à onda de calor
Reprodução Inter TV RJ
A onda de calor que atinge o estado do Rio de Janeiro não se limita à capital, onde os termômetros ultrapassaram os 41°C nesta terça-feira (17). A Secretaria Estadual de Saúde emitiu um alerta de “calor extremo” para 17 municípios, entre eles cidades das regiões Serrana, Lagos e Norte Fluminense, destacando a necessidade de cuidados com a hidratação e a exposição ao sol.
Silva Jardim e Macaé, também apareceram na lista das cidades que registraram as mais altas temperaturas no estado, com 42°C e 38,4°C, respectivamente.
Calor na Serra: termômetro em Teresópolis chega a marcar 37°C
Veja a situação em outras cidades
Teresópolis, na Região Serrana, registrou 37°C nesta terça-feira (18). O calor transformou a cidade em um verdadeiro cenário de verão carioca. Em Petrópolis não foi diferente. Comerciantes tentam driblar o calor de maneiras inusitadas. Um deles chegou a jogar gelo na calçada, na frente de um restaurante, para amenizar a temperatura dentro do estabelecimento.
Empresário de Petrópolis está jogando gelo na calçada para diminuir a temperatura
Já no Norte Fluminense, a Prefeitura de Quissamã adotou medidas emergenciais para proteger alunos e professores do calor intenso. O tempo de aula nas escolas e creches da rede municipal foi reduzido a partir desta terça-feira (18), como forma de minimizar os impactos das altas temperaturas sobre as crianças. A mesma medida foi adotada na cidade de Santo Antônio de Pádua.
Diante das altas temperaturas, a Defesa Civil emitiu um alerta para a população, destacando que a umidade do ar ficou abaixo dos 35%, aumentando os riscos de desidratação e problemas respiratórios.
Calor intenso segue durante a semana
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que as temperaturas continuarão elevadas ao longo da semana nas regiões Norte Fluminense, dos Lagos e Serrana.
Norte Fluminense
Em Macaé, os termômetros registraram 38,4°C nesta segunda-feira e podem chegar a 34°C nesta terça (18). A temperatura segue em alta até sexta, alcançando a máxima de 36°C na quinta-feira (20). Em Campos dos Goytacazes, a máxima deve chegar a 38°C nesta terça-feira (18), variando entre 34°C e 36°C até sexta-feira (21).
Região dos Lagos
Cabo Frio segue com dias ensolarados, com temperaturas variando entre 30°C e 34°C ao longo desta semana. No caso de São Pedro da Aldeia, os termômetros ficam entre 31°C e 33°C e em Arraial do Cabo entre 32°C e 34°C. Os ventos da região podem amenizar a sensação térmica, mas o calor seguirá intenso, sem previsão de chuvas significativas.
Região Serrana
Mesmo conhecida pelo clima mais ameno, Nova Friburgo terá máximas entre 30°C e 33°C até sexta. As noites continuam frescas, com mínimas em torno de 18°C. Teresópolis registra entre 31°C e 35°C. E em Petrópolis, entre 37°C e 38°C. O tempo será predominantemente seco e ensolarado nessas cidades.
Cuidados durante a onda de calor
O Ministério da Saúde alerta para a necessidade de reforçar os cuidados com a hidratação e a exposição ao sol. Confira algumas recomendações:
Hidratação
Beba água regularmente, mesmo sem sentir sede
Evite bebidas alcoólicas e cafeína, que aumentam a desidratação
Exposição ao sol
Use protetor solar com FPS acima de 50
Vista roupas leves e claras, que permitam a transpiração
Proteja-se com bonés, chapéus e óculos de sol
Prefira caminhar pela sombra e evite exposição direta ao sol nos horários mais quentes
Reduza atividades físicas intensas ao ar livre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.