Como uma pessoa pode ser engolida por uma baleia e sair ilesa? Entenda

Existem diversas peças midiáticas que retratam interações humanas com baleias, e Pinóquio mostra especificamente humanos sobrevivendo dentro do estômago de uma baleia. Mas seria mesmo possível sobreviver após ser engolido por esse grande animal na vida real?

Bem, recentemente um homem teve um encontro bastante próximo com o interior da boca de uma baleia – e ele viveu para contar sua história.

O que aconteceu?

No último dia 8 de fevereiro, como noticiado pelo Olhar Digital, uma baleia-jubarte teria engolido um jovem e seu caiaque na Patagônia chilena, antes de cuspi-lo sem ferimentos. Entretanto, não é exatamente verdade que o homem foi engolido, visto que ele não foi de fato ingerido e sequer corria esse risco. 

Barbatanas bucais da baleia-jubarte via John Tunney/Shutterstock

O que acontece é que algumas baleias, como as jubartes, abrem suas enormes mandíbulas para abocanhar o máximo possível de peixes e krill – que são acompanhados por grandes quantidades de água. Em seguida, elas usam a língua para empurrar a água pelas placas fibrosas que possuem em vez de dentes, filtrando o alimento, que fica preso nas cerdas e então é engolido. 

Seria, portanto, mais correto afirmar que o jovem foi abocanhado pela baleia. O ocorrido é raro, mas existem outros casos similares – basta um humano estar no lugar errado, na hora errada. 

Leia também:

  • Orcas são baleias ou golfinhos? Entenda
  • Peixes bebem água? Saiba mais sobre os comportamentos desse animal
  • O que é o “peixe-do-juízo-final” e por que tem esse nome?

Como uma pessoa pode ser engolida por uma baleia e sair ilesa?

As baleias da espécie Misticetos, que inclui as baleias-azuis, as baleias-jubarte e as baleias-francas, são filtradoras. Como mencionado, o processo alimentar dessas baleias consiste em filtrar grandes quantidades de água para extrair os pequenos animais da sua dieta. 

Baleia-jubarte via Michael Blum/Unsplash

Apesar de suas bocas serem enormes, o esôfago é pequeno demais para engolir uma pessoa. A garganta de uma jubarte, por exemplo, tem o tamanho aproximado de um punho humano e só pode se esticar até cerca de 40 centímetros de diâmetro para acomodar uma refeição maior. Ou seja, é anatomicamente impossível para uma baleia engolir um humano. 

Assim, nas ocasiões em que pessoas são acidentalmente abocanhadas por uma baleia, o animal simplesmente cospe os humanos de volta para a água. Neste momento de descarte, alguns ferimentos leves podem acontecer, como pequenos cortes e arranhões, mas nada que coloque a vida de alguém em risco. 

E os cetáceos?

As baleias dentadas, que são parte do grupo de cetáceos, incluem cachalotes, baleias-de-bico, orcas, golfinhos e botos. Esses animais possuem dentes, como o nome sugere, e caçam presas maiores, como peixes, lulas e até mesmo focas. 

Cachalote na costa de Dominica (Crédito: Animalgraphy/ Shutterstock)
Cachalote via Animalgraphy/Shutterstock

Cachalotes, por exemplo, podem mergulhar a grandes profundidades para caçar lulas gigantes. Ainda assim, seu esôfago segue incapaz de engolir um ser humano inteiro, embora o tamanho deste seja maior do que o das baleias-de-barbatana.

Onde habitam as baleias-jubartes?

As baleias-jubartes são encontradas em quase todos os mares e oceanos do mundo, migrando entre locais de alimentação e acasalamento. 

O que as baleias-jubartes comem?

As baleias-jubartes se alimentam de pequenos crustáceos, como krill, e peixes como anchovas, sardinhas e bacalhau.

O post Como uma pessoa pode ser engolida por uma baleia e sair ilesa? Entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.