Lei Anti-Oruam em Manaus: conheça proposta que pode vetar shows do cantor

Lei Anti-Oruam - Foto: Reprodução/Instagram

A discussão sobre o Projeto de Lei denominado “Lei Anti-Oruam” chegará na Câmara Municipal de Manaus nos próximos dias. A iniciativa, que leva o nome do rapper, visa proibir a contratação público de artistas que façam apologia ao crime.

Em Manaus, quem protocolou a proposta foi o vereador Raiff Matos (PL). Apesar disso, o projeto é uma iniciativa nacional da vereadora Amanda Vetorazzo (União Brasil), coordenadora nacional do Movimento Brasil Livre (MBL).

Além da capital amazonense, mais de 80 cidades brasileiras já protocolaram a “Lei Anti-Oruam”, segundo a autora da ação.

Afinal, o que diz a Lei Anti-Oruam?

“Quero proibir Oruam de fazer shows em São Paulo!”, afirma Vetorazzo em suas redes sociais. Segundo ela, a meta é coibir produções musicais que fazem apologia ao crime, citando diretamente o rapper.

O rapper Oruam e a vereadora Amanda Vettorazzo (União Brasil). – Foto: Reprodução/Instagram

Vale ressaltar que Oruam é filho de um homem descrito como “líder do Comando Vermelho”. Atualmente, o pai do rapper tem 48 anos e ele está preso desde os 20 anos.

A vereadora, responsável pela “Lei Anti Oruam”, argumenta que as músicas do artista “endeusam criminosos e líderes de facções, usando gírias e expressões para normalizar o crime”.

Quem é o pai de Oruam?

O pai do cantor se chama “Marcinho VP”. Diversas matérias, como a do Metrópoles, o descrevem como “líder do Comando Vermelho”. Ele está preso desde 1996, quando tinha somente 20 anos.

Pai do Oruam - Foto: Reprodução/Metrópoles
Pai do Oruam – Foto: Reprodução/Metrópoles

“Marcinho VP” nasceu no Rio de Janeiro e, ainda na infância, viu o pai morrer em decorrência do tráfico. Além disso, presenciou sua mãe ser presa quatro vezes, o condicionando a morar com uma tia.

Ele começou sua vida no crime com roubos na adolescência e, nos anos 90, ocupo o posto de chefe do tráfico no Complexo do Alemão. Na época, compartilhava a posição com Fernandinho Beira-Mar.

Rapper faz homenagem ao pai em show

Em março de 2024, Oruam causou um grande alvoroço ao subir no palco do Lollapalooza, um dos maiores festivais de música, com uma camisa com o rosto do pai estampado. O cantor pedia pela liberdade do patriarca.

O rapper nunca conviveu com Marcinho VP fora da prisão.

The post Lei Anti-Oruam em Manaus: conheça proposta que pode vetar shows do cantor appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.