Governo apreende produtos suspeitos de serem ‘café fake’; matéria-prima tem casca e grãos com defeitos

Problemas foram encontradas na matéria-prima. Pó comercializado para consumo ainda está em processo análise pelo Ministério da Agricultura. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreendeu produtos suspeitos de serem ‘café fake’, informou a coordenadora de Fiscalização da Qualidade Vegetal, Ludmilla Verona, durante evento sobre o combate à fraude de café nesta quarta-feira (19).
Segundo Verona, dois estabelecimentos que produzem o “pó sabor café” foram fiscalizados, sendo apreendidos o produto comercializado e a matéria-prima usada na fabricação.
O ministério não informou onde estão localizados o estabelecimento, mas a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) já havia afirmado que encontrou este tipo de produto sendo comercializado apenas no estado de São Paulo.
Os fiscais encontraram cascas e grãos defeituosos (quebrados, pretos e ardidos, por exemplo) sendo usados como matéria-prima.
Já o produto final, o pó, ainda está em análise. O ministério só irá se posicionar sobre o produto ser de fato fraude ou não quando este relatório estiver pronto, disse o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) do Ministério da Agricultura, Hugo Caruso.
Esta reportagem está em atualização.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.