Tacacá deve ser reconhecido como patrimônio histórico e imaterial do Brasil; saiba mais

Na próxima sexta-feira (21), a sede regional do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional – Iphan, em Rio Branco (AC), sediará a etapa estadual de debates com profissionais que atuam na produção e venda de tacacá no Acre.

Inicialmente, foram identificadas pelo menos 28 famílias que trabalham diretamente com a iguaria na capital. O objetivo dos debates é apresentar os resultados de estudos que buscam o reconhecimento do tacacá como patrimônio imaterial do Brasil.

“Com base neste estudo, o resultado será encaminhado ao conselho do Iphan, em Brasília, para solicitar o registro como patrimônio cultural e imaterial do país. Isso significará que o tacacá deixará de ser visto como uma iguaria exclusiva do Pará e será reconhecido como tacacá do Brasil, já que é consumido em pelo menos sete estados da região Norte”, afirmou Stenio Melo, superintendente regional do Iphan no Acre.

Patrimônio imaterial

O debate sobre o tacacá está acontecendo em toda a região Norte desde o ano passado. Com a conclusão dessa fase de estudos e a aprovação dos profissionais envolvidos na produção e comercialização do prato, o Iphan finalmente reconhecerá o tacacá como um prato típico do Brasil e um patrimônio imaterial do país.

Transmissão na TV Norte

Você pode acompanhar detalhes do assunto na programação da TV Norte Acre e também no Portal Norte.

The post Tacacá deve ser reconhecido como patrimônio histórico e imaterial do Brasil; saiba mais appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.