Senado instala 16 comissões permanentes; saiba quem são os presidentes escolhidos

Senado instala 16 comissões permanentes; saiba quem são os presidentes escolhidos

O Senado instalou, nesta quarta-feira (19), as 16 comissões permanentes da Casa para os próximos dois anos.

A mais disputada e considerada uma das mais importantes por ser onde passam todos os projetos do Senado é a de Constituição e Justiça.

Entre os escolhidos para o comando dos principais colegiados estão dois aliados do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Otto Alencar (PSD-BA) será o novo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e Renan Calheiros (MDB-AL) o da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Novos presidentes

Ao assumir o cargo, Otto garantiu que o colegiado atuará em sintonia com a Presidência do Senado e com os líderes da Casa no encaminhamento e discussão das matérias. 

“Discuti e conversei com vários líderes, com o ex-presidente Rodrigo Pacheco e sobretudo com o atual presidente Davi Alcolumbre para que as matérias possam chegar ouvindo todos aqueles que são líderes e possa contribuir para a produção do nosso trabalhado à frente da Comissão”, declarou.

Como primeira modificação à frente da CCJ, o senador anunciou que vai mudar o horário de início da comissão de 10h para 8h da manhã.

“Serei o primeiro a chegar e o último a sair”, prometeu.

Já o senador Renan Calheiros (MDB-AL) anunciou a revisão dos gastos públicos federais como a prioridade para análise nos próximos anos e afirmou ser necessário rever a questão dos “supersalários” no serviço público.

“Não há como falar em cortar gastos sem enfrentar os subsídios. São R$ 643 bilhões. É triste ver que ao invés desses subsídios serem cortados, serem aumentados, como ocorreu com a carne. Nós precisamos enfrentá-lo”, disse.

Os senadores que integram a comissão citaram a reforma tributária e o combate à inflação como os principais desafios da economia brasileira.

Senador de Roraima

O senador Hiran Gonçalves (PP-RR) assume a presidência da Comissão de Fiscalização, Controle, Transparência e Defesa do Consumidor do Senado Federal.

A comissão desempenha um papel crucial na supervisão das ações do Poder Executivo e do Judiciário, garantindo a transparência dos atos governamentais e assegurando o direito do cidadão ao acesso à informação.

Além de assumir essa nova função, o parlamentar também passou a liderar o Bloco Parlamentar Republicanos-PP, reforçando sua presença política e consolidando a influência no Congresso Nacional.

“Essa comissão tem um papel fundamental no monitoramento das atividades do Executivo, permitindo requisitar informações e fiscalizar ações que afetam diretamente a sociedade. Nosso compromisso será trabalhar com seriedade e empenho para garantir que todas as decisões do governo sejam claras e acessíveis à população”, explicou o senador.

Veja quem vai presidir as comissões:

  • Otto Alencar (PSD-BA) – presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ);
  • Renan Calheiros (MDB-AL) – presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE);
  • Damares Alves (Republicanos-DF) – presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH);
  • Nelsinho Trad (PSD-MS) – presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE);
  • Hiran Gonçalves (PP-RR) – presidente Comissão de Fiscalização, Controle, Transparência e Defesa do Consumidor

Todos os projetos devem passar pelas comissões e a distribuição dos cargos é feita pelo critério da proporcionalidade: ou seja, tamanho de partidos e blocos.

The post Senado instala 16 comissões permanentes; saiba quem são os presidentes escolhidos appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.