Dispositivo combate coceira noturna em pacientes com dermatite

Coçar a pele devido à dermatite crônica pode agravar ainda mais o problema, especialmente durante a noite, quando os pacientes não têm controle total sobre seus movimentos.

Pensando nisso, a Sibel Health desenvolveu o ADvanced Acoustic-Mechanic (ADAM), dispositivo projetado para ajudar os pacientes a evitar o coçar enquanto dormem, sem interromper o sono.

Funcionamento do ADAM, que evita coceira em quem tem dermatite

  • O ADAM é um sensor equipado com componentes, como microprocessador, motor de feedback tátil, módulo Bluetooth, unidade de medição inercial (IMU, na sigla em inglês) e bateria recarregável, tudo armazenado em cápsula de silicone à prova d’água;
  • O dispositivo é fixado na parte de trás da mão do paciente por adesivo hipoalergênico e detecta movimentos associados ao coçar por meio de algoritmo de inteligência artificial (IA);
  • Ao identificar esses movimentos, o motor de feedback tátil emite vibração, alertando o usuário sem acordá-lo.

Em estudo inicial com dez adultos diagnosticados com dermatite atópica, o ADAM foi utilizado durante 14 noites. Durante a primeira semana, o dispositivo apenas registrou os movimentos de coçar com 99% de precisão, em comparação com gravações de vídeo.

Atualmente não há informações sobre quando o ADAM pode chegar à produção comercial (Imagem: Sibel Health)

Leia mais:

  • Psoríase e Dermatite: veja quais as semelhanças e diferenças entre as doenças
  • Por que coçar a cabeça e demais partes do corpo é tão bom?
  • Quando nossa pele está coçando, devemos coçar? Estudo responde

Na segunda semana, com o motor ativado, os participantes experimentaram redução média de 28% no tempo de coçar e 40% nos eventos de coçar, sem relatar interrupções no sono. De fato, o tempo total de sono aumentou, em média, 16%.

Embora mais pesquisas e testes em larga escala sejam necessários, o ADAM já está sendo desenvolvido para o mercado por meio de parceria entre a Sibel Health e a empresa japonesa de tecnologia dermatológica Maruho, com o objetivo de trazer alívio eficaz para aqueles que sofrem com a dermatite crônica.

Um artigo sobre a pesquisa financiada por Maruho foi publicado recentemente na revista JAMA Dermatology.

ADAM também pode ser utilizado para monitorar a atividade de coçar enquanto o usuário está acordado (Imagem: Sibel Health)

O post Dispositivo combate coceira noturna em pacientes com dermatite apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.