Pela 1ª vez, robôs humanoides interagem em tarefas domésticas

A empresa de robótica Figure acaba de apresentar um novo modelo de aprendizado de máquina para robôs humanoides. O Helix usa conceitos de Visão-Linguagem-Ação (VLA) que unifica percepção, compreensão da linguagem e controle para superar desafios.

Esse é o primeiro humanoide do tipo capaz de controlar totalmente a parte superior do corpo, incluindo pulsos, tronco, cabeça e dedos individuais. É também o primeiro sistema aplicado em dois robôs ao mesmo tempo, permitindo que as tarefas sejam compartilhadas.

Eles podem pegar praticamente qualquer objeto doméstico pequeno, incluindo itens que nunca foram vistos antes, simplesmente seguindo instruções em linguagem natural. Diferentemente de abordagens anteriores, o Helix usa um único conjunto de rede neural para aprender todos os comportamentos, como usar gavetas e abrir geladeiras.

Modelo foi treinado com mais de 500 horas de gravações (Imagem: Figure/Reprodução)

Leia Mais:

  • Esse é o robô humanoide mais assustador que você já viu
  • Robô humanoide com IA cuida de idosos em Cingapura
  • Robôs humanoides e quadrúpedes quebram novas barreiras de velocidade

Um robô para chamar de seu

O ambiente de uma casa é o maior desafio para aplicações de robótica, segundo a Figure, por conter inúmeros objetos — copos delicados, roupas amassadas, brinquedos espalhados — cada um com formas, tamanhos, cores e texturas imprevisíveis, diferentemente do que é visto em laboratório.

Pois o Helix foi construído pensando em atender demandas do lar. O treinamento se deu a partir de textos e vídeos que somam mais de 500 horas.

Testes foram realizados com tarefas domésticas simples (Imagem: Figure/Reprodução)

Algumas das situações testadas com os dois robôs humanoides deram comandas como “entregue o saco de biscoitos para o robô à sua direita” e “receba o saco de biscoitos do robô à sua esquerda e coloque-o na gaveta aberta.”

“Para que os robôs sejam úteis em lares, eles precisarão ser capazes de gerar novos comportamentos inteligentes sob demanda, especialmente para objetos que nunca viram antes”, diz a Figure. “Ensinar um único comportamento requer horas de programação manual de especialistas em nível de PhD ou milhares de demonstrações.”

Segundo a empresa, o Helix é o primeiro VLA executado inteiramente em GPUs (unidade de processamento gráfico) incorporadas de baixo consumo de energia, o que o torna imediatamente pronto para implantação comercial.

O post Pela 1ª vez, robôs humanoides interagem em tarefas domésticas apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.