Mesmo com internação, Vaticano mantém agenda do Papa Francisco

Papa Francisco, mesmo internado, tem celebrações da Quaresma na sua agenda Reprodução/ Vaticano

Apesar de continuar internado no hospital Gemelli, em Roma, com pneumonia, o Papa Francisco tem várias celebrações neste mês e no início de março mantidas na sua agenda oficial, que é divulgada na internet.

Até a tarde desta sexta-feira (21), ainda constava para o domingo (23) a celebração da Santa Missa do VII Domingo do Tempo Comum, uma das mais tradicionais da igreja católica. O Tempo Comum é um período subdividido em duas partes: a primeira começa no dia seguinte à festa do Batismo de Jesus e vai até a véspera da Quarta-feira de Cinzas, quando tem início o Tempo Quaresmal. 

No site, que é atualizado pelo Vaticano, também ainda estão agendados outros eventos importantes no período que antecede a Páscoa, um dos mais importantes períodos da Igreja Católica. Um deles é a Santa Missa da Quarta-feira de Cinzas, marcada para dia 5 de março, às 16h30. Consta também no dia 9 de março, a Santa Missa do I Domingo da Quaresma, às 10h30, uma celebração que costuma reunir milhares de fiéis.

E, na sequência, ainda no dia 9 de março, às 17 horas, o Papa Francisco tem o Início dos Exercícios Espirituais do Santo Padre e da Cúria Romana. Seguindo, no dia 14 de março, está mantida na agenda papal, às 10 horas, os exercícios espirituais do Santo Padre e da Cúria Romana.

São celebrações que continuam na agenda do Pontífice, mesmo tendo os médicos que o acompanham afirmado nesta sexta-feira que o Papa Francisco não está fora de perigo e que ele deve ficar no hospital por mais uma semana.

Os médicos o chamaram de “um paciente frágil” e confirmaram que o Papa estava melhorando “ligeiramente”. O Vaticano ainda afirmou que, nestes 7 dias de internação, o Pontífice vem se dedicando às atividades laborais”, à medida do possível.

 Quem vai a Roma…

Papa Francisco no Angelus, que ocorre aos domingosReprodução/ Vaticano

O Vaticano é um destino de peregrinação para milhões de pessoas e quem visita a Basílica de São Pedro, sem dúvida, vai com a intenção de ver o Papa.

Isso é possível pelo menos duas vezes na semana. Uma delas é a Audiência Geral, às quartas-feiras, quando o Papa fica cerca de 1h30 na praça São Pedro e faz uma espécie de missa no local. Isso acontece por volta das 9h. A Audiência Papal é gratuita, mas, para participar, os fiéis precisam obter um ingresso no próprio Vaticano e retirá-lo pessoalmente, em Roma.

Já aos domingos, ao meio-dia, Francisco aparece para o Angelus na janela da biblioteca do Vaticano. Nesta cerimônia dominical, que dura cerca de 20 minutos, o Papa surge na janela do seu quarto no Palácio Apostólico, à direita da fachada da Basílica de São Pedro, para saudar e fazer uma declaração aos fiéis reunidos. Por enquanto, os fiéis vão ter que aguardar a recuperação de Francisco. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.