Pix por aproximação tem limite diário de transação? Entenda

A partir da próxima sexta-feira (28/02), as instituições financeiras devem oferecer o Pix por aproximação aos seus clientes, de acordo com a regulamentação do Banco Central e a operação tem limite de transação, tanto por operação quanto diários, que podem ser ajustados pelos usuários.

Essa nova modalidade permite que os clientes realizem pagamentos com o Pix simplesmente aproximando o celular da maquininha do estabelecimento, de forma semelhante ao que já acontece com cartões de crédito e débito.

Além disso, o Pix poderá ser integrado a carteiras digitais, como Apple Pay, Samsung Pay e Google Wallet. Assim, os clientes não precisarão acessar o aplicativo do banco para efetuar pagamentos.

Leia mais:

  • Conheça 6 tipos de “Golpes do Pix”, como funcionam e maneiras de se proteger
  • Como ativar o Pix por aproximação na Carteira do Google (Google Wallet)
  • Pix por aproximação chega nesta semana; saiba como usar

Pix por aproximação tem limite diário de transação?

Inicialmente, o limite máximo por transação é de R$ 500. No entanto, o cliente tem a flexibilidade de ajustar esse valor de acordo com suas preferências. O cliente pode diminuir esse valor por transação e, também, criar um valor máximo por dia, informou o BC.

A solução permite que a transação seja feita aproximando o celular da máquina, por meio da tecnologia NFC (Near Field Communication). O limite para pagamentos por Pix por aproximação sem senha é de R$ 200. Para compras acima desse valor, é necessário digitar a senha. 

Logotipo do aplicativo Pix na tela do smartphone
(Imagem: Photo For Everything / Shutterstock.com)

Além do limite por transação, é possível definir um limite máximo diário para o Pix por aproximação. Essa funcionalidade permite um maior controle sobre os gastos e ajuda a prevenir fraudes. O cliente pode entrar em seu aplicativo bancário, e ajustar o limite diário de acordo com a sua necessidade.

Embora o Banco Central do Brasil estabeleça diretrizes gerais, as instituições financeiras têm autonomia para definir seus próprios limites, desde que respeitem as normas do BC. Cada banco pode ter suas próprias políticas de limites, levando em consideração fatores como o perfil do cliente, histórico de transações e medidas de segurança.

Leia mais:

  • Como fazer Pix usando o app do banco com chaves e QR code
  • Quatro dicas para evitar os golpes via PIX
  • Agora você pode pagar boleto via Pix

Outras informações importantes:

  • O Banco Central do Brasil implementou essas medidas de segurança para proteger os usuários e garantir a segurança das transações.
  • As formas tradicionais de pagamento via Pix, como o uso de chaves e QR Codes, continuam disponíveis.
  • O Pix por aproximação funciona com a tecnologia NFC, onde ao aproximar o celular da máquina de cartão, a transação é efetuada.
  • Verifique os limites específicos do seu banco no aplicativo ou site da instituição.
  • Segundo o BC, a modalidade de pagamento por aproximação tem diversas camadas de segurança, como o padrão internacional EMV, que impede o uso de dados para clonagem e fraudes. 

O Pix por aproximação oferece flexibilidade aos usuários, permitindo que eles ajustem os limites de transação de acordo com suas necessidades e preferências, ao mesmo tempo em que garante a segurança das transações.

O post Pix por aproximação tem limite diário de transação? Entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.