Conquista: Riva Nolli comemora lei que reconhece Apames como entidade de utilidade pública estadual

O vereador Rivelino Nolli (União) celebrou a sanção da lei que declara a Associação de Pais e Mães de Pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo de Rio do Oeste (Apames) como entidade de utilidade pública estadual. O reconhecimento fortalece a atuação da instituição, que oferece suporte a famílias e promove a inclusão de pessoas com necessidades especiais no município do Alto Vale do Itajaí (SC).

“Tenho que agradecer à deputada Ana Campagnolo [PL] e a todo o seu gabinete porque foram eles que encaminharam esse projeto, e também ao doutor Vicente Caroprezo [PSDB], presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência” da Alesc, destacou Riva.

Publicada no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina (DOE/SC) ainda no mês passado, a lei aumenta a credibilidade da Apames perante a sociedade e potenciais parceiros, além de facilitar a obtenção de verbas, subvenções e convênios com o poder público. Outros benefícios podem incluir isenções fiscais e mais facilidade para receber doações de pessoas e empresas, que também são incentivadas para contribuir com a entidade.

Considerado um “primeiro passo” fundamental, o reconhecimento abre caminho para novas iniciativas da Apames, que incluem, em breve, uma visita à Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) em Florianópolis. A associação tem outra meta ousada: transformar-se em um Centro de Atendimento Educacional Especializado (Caesp) para pessoas com deficiência.

Veículo adaptado

As boas notícias para a Apames não param por aí. Além do reconhecimento como instituição de utilidade pública, Riva Nolli anunciou a conquista de R$ 350 mil para a associação. Segundo ele, o recurso será utilizado na compra de uma van adaptada, garantindo mais acessibilidade e conforto no transporte dos estudantes entre Rio do Oeste e Rio do Sul. “Já está em licitação”, comemorou o vereador.

“Contem comigo naquilo que for possível. Quero ser parceiro da Apames hoje e sempre”, finalizou Rivelino Nolli.

Dedicação

A Apames se tornou um importante suporte para as famílias de Rio do Oeste que têm filhos com deficiência intelectual e autismo. Desde sua fundação em 2016, promove ações de inclusão, conscientização e lazer, como equoterapia, passeios recreativos e eventos solidários, sempre contando com trabalho voluntário e apoio da comunidade.

Além de mobilizar profissionais da saúde para atendimentos e orientações, a associação viabilizou a aquisição de equipamentos essenciais, como cadeiras de rodas adaptadas e tablets com tecnologia assistiva. Para reduzir a demora no diagnóstico pelo SUS, também passou a custear consultas médicas iniciais.

Com o primeiro recurso recebido, a Apames estruturou sua sede e, em parceria com a prefeitura de Rio do Oeste, oferece atendimentos especializados a dezenas de pessoas. Agora, a associação busca ampliar sua atuação para garantir qualidade em todas as fases da vida de seus assistidos.

(Lei nº 19.211, de 9 de janeiro de 2025; DOE/SC: 22428, de 10/01/2025. Procedência: PL/0383/2024)

O post Conquista: Riva Nolli comemora lei que reconhece Apames como entidade de utilidade pública estadual apareceu primeiro em Alto Vale Agora.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.