Ex-gerente de concessionária desvia milhões, monta loja e revende carros roubados em Manaus

Um ex-gerente de uma concessionária de Manaus foi preso suspeito de integrar um esquema criminoso que desviou mais de R$ 5,4 milhões em veículos. Além dele, outro ex-funcionário também acabou preso.

Eles foram identificados como: Gaio Ribeiro Farias, responsável pelos repasses dos veículos, e Murilo de Oliveira Maquiné, ex-gerente da loja e líder do grupo. As prisões aconteceram em locais distintos da cidade.

A ação faz parte da Operação Proditores, deflagrada na última segunda-feira (24) pela Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV). Outros envolvidos estão sendo investigados por participação.

Ex-gerente desviava veículos de concessionária em Manaus

De acordo com as investigações, os ex-funcionários faziam parte de um grupo responsável pelo furto de 34 veículos. Um deles era ex-gerente da loja.

Conforme o delegado Rodrigo Barreto, titular da DERFV, a fraude o esquema foi descoberto em dezembro de 2024, quando a concessionária percebeu a falta de 10 carros. Na ocasião, todos os funcionários do setor de seminovos alegaram desconhecer o desaparecimento.

“Após o registro dos primeiros Boletins de Ocorrência (BO), a equipe da empresa retornou a delegacia e informou que faltavam mais 24 veículos. Descobrimos que alguns carros já haviam sido vendidos, e começamos a suspeitar do envolvimento de funcionários. Após ouvir os suspeitos, confirmamos a participação do ex-gerente Gaio”, explicou Barreto.

Diante disso, a polícia solicitou à Justiça mandados de prisão preventiva e temporária, além de busca e apreensão, todos deferidos. Após isso, 16 veículos conseguiram ser recuperados.

Líder do esquema montou loja para revender carros roubados

De acordo com o delegado, o líder do grupo, Murilo, ao perceber a investigação, começou a negar sua participação. Mas ao decorrer, foi constatado que ele movimentou cerca de R$ 2 milhões em seis meses, valor incompatível com sua renda.

Ele e outros membros do grupo desviaram os veículos e fraudaram a entrada e saída dos carros, entregando-os a Ivan Carlos Lopes Pereira, da empresa de carros Aguiar Veículos.

Ex-gerente desviava veículos de concessionária em Manaus
Procurado: Ivan Carlos Lopes Pereira – Foto: Divulgação/PC-AM

No estabelecimento, Ivan revendia os carros furtados. Além disso, o suspeito recrutou ex-funcionários da concessionária para falsificar registros de entrada e saída de veículos, além de alterar inventários e auditorias mensais.

O crime funcionava da seguinte forma: veículos entregues por compradores de carros novos eram desviados para a loja de Ivan. Parte do valor obtido com a revenda era repassada ao gerente da concessionária, que não pagava pela mercadoria.

Ademais, o esquema afetou tanto a loja quanto os compradores que adquiriram veículos roubados.

Dois presos e investigações em andamento

Os dois presos responderão por estelionato e furto e estão à disposição do Poder Judiciário. Outros envolvidos ainda estão sendo investigados.

Enquanto isso, Ivan Carlos Lopes Pereira continua foragido. Ele acumula mais de 60 Boletins de Ocorrência (BOs) em seu nome e é considerado pela polícia como responsável pelo desaparecimento de cerca de 140 veículos.

A PC-AM solicita que qualquer informação sobre Ivan Carlos Lopes Pereira seja repassada pelo número 181, disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Por fim, a polícia continua trabalhando para recuperar os demais veículos e prender outros envolvidos no esquema.

The post Ex-gerente de concessionária desvia milhões, monta loja e revende carros roubados em Manaus appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.