Obra do Túnel Santos-Guarujá começa e interrompe navegação no Porto de Santos; entenda


Segundo a Autoridade Portuária de Santos (APS), ação vai interromper navegação das 6h às 16h de segunda-feira (3) entre os terminais da Citrosuco e de cruzeiros. Cais da Citrosuco no Porto de Santos, SP
José Claudio Pimentel/G1
A obra do Túnel Santos-Guarujá, no litoral de São Paulo, começa na próxima segunda-feira (3) com sondagens no fundo do estuário. Segundo a Autoridade Portuária de Santos, a ação vai interromper a navegação temporariamente, das 6h às 16h, no trecho entre o terminal da Citrosuco e o terminal de cruzeiros.
O edital do Túnel Santos-Guarujá foi lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na última quinta-feira (27).
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A atividade de sondagem consistirá na coleta de amostragem de sedimentos na área do canal de navegação para, então, viabilizar a obra. Apesar da suspensão temporária da navegação no trecho, a interdição não afetará a travessia de balsas.
O projeto da ligação seca prevê um túnel imerso de 870 metros, oferecendo uma alternativa rápida de 1,5 minuto entre Santos e Guarujá. Hoje, os usuários têm duas opções: a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, com 40 km e 50 minutos de viagem, ou a balsa, que varia de 20 minutos a 2 horas, dependendo do tráfego e condições climáticas.
Saindo do papel
Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem do Grupo Tribuna, antes do lançamento do edital, Lula citou como foi costurado o acordo com Tarcísio para que o estado assumisse o edital. Segundo ele, “a obrigação de um Presidente da República não é entrar em queda de braço com governadores, mas sim criar as condições para um bom aperto de mãos”.
Entenda o túnel submerso que vai ligar Santos a Guarujá
g1
“Na minha relação com o governador Tarcísio, esse trabalho conjunto tem sido feito. O túnel Santos-Guarujá é uma obra esperada há quase um século pela população, e está saindo do papel agora porque chegamos a uma boa fórmula”, apontou o presidente.
Lula reforçou que o Governo Federal e o Governo de São Paulo vão dividir em partes iguais o valor necessário para viabilizar a parceria público-privada (PPP) responsável pela construção, que custará R$ 6 bilhões. “O resultado disso não será uma disputa de paternidade da obra, mas sim a entrega de um benefício concreto para a população”.
Sobre o túnel
Segundo o Governo do Estado, a média diária de pessoas que atravessam os municípios por meio de balsas atualmente é de 78 mil, com mais de 20 mil veículos.
O tempo estimado para a travessia de veículos pelo túnel submerso será de pouco mais de um minuto e meio. A previsão é que aproximadamente 150 mil passem pelo local diariamente.
Lula lança edital para as obras do túnel Santos-Guarujá
Divulgação APS e Alexsander Ferraz/A Tribuna
O trecho vai ligar o cais do Outeirinhos, no bairro Macuco, em Santos, ao distrito Vicente de Carvalho, em Guarujá. Além da passagem de veículos, o túnel contará com uma área de circulação para ciclistas e pedestres. Serão seis vias de pista – três faixas por sentido, sendo uma delas adaptável ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Os estudos referentes ao projeto estão disponíveis para consulta aos interessados no site da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), por meio do processo 195/2024.
Túnel ligará a região de Outeirinhos, em Santos, a Vicente de Carvalho, em Guarujá.
Divulgação/Governo de São Paulo
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