Como calibrar o pneu do carro?

A calibragem dos pneus é fundamental para a segurança de qualquer veículo, seja ele um carro, uma moto ou um caminhão, garantindo a proteção de seus ocupantes. Além disso, o pneu precisa ter a calibragem certa para cumprir seu papel de forma precisa, sem colocar em risco o motorista e os demais passageiros.

Além da segurança, ter um automóvel com pneus bem calibrados ainda oferece outros benefícios, como a economia de combustível, a redução de emissão de CO2 na atmosfera, o aumento da vida útil do item, maior eficiência nos freios, na direção e suspensão do veículo.

Por outro lado, rodar com os pneus muito cheios ou vazios não fazem bem para o carro, e também significa prejuízo financeiro para o proprietário. Os riscos de pneus mal calibrados incluem: degradação rápida da estrutura interna do pneu, perda de aderência, instabilidade, e aumento do consumo do combustível.

Confira abaixo mais informações sobre como saber a calibragem correta do pneu e como fazer o procedimento.

Como saber qual a calibragem correta do pneu do carro?

O especialista Fabio Magliano conta que, de forma simples, a calibragem correta muda de acordo com o tipo do carro, da moto ou do caminhão, dependendo também do modelo do veículo e de seu peso. Porém, não é tão difícil descobrir qual é esse número que deve ser colocado no calibrador.

imagem mostra o movimento do pneu de um carro durante uma manobra de baliza
Carro fazendo baliza (Reprodução: Redyar Rzgar/Pexels)

Segundo ele, as informações sobre cuidados dos pneus do carro podem ser encontradas no manual do veículo; dependendo do modelo, pode estar também na tampa do bocal de combustível, ou no batente da porta do motorista.

Para saber, procure a seção sobre “calibragem” no manual, verifique se há adesivos ou marcas na lataria, e se há tabelas de calibragem no posto de combustível.

As montadoras costumam utilizar três sistemas para especificar a calibragem correta dos pneus: PSI (Pound Per Square Inch), BAR e kPA (Pascal SI – Sistema Internacional). Na ausência dessas informações específicas para o veículo, pode ser usada uma indicação comum, que é de 28 a 36 libras nos pneus dianteiros e de 30 a 40 nos traseiros.

Para saber se é preciso calibrar os pneus, siga algumas dicas:

  • Verifique a pressão com um medidor para ver se ela está de acordo com a recomendação do fabricante;
  • Veja se os pneus estão visualmente murchos, parecendo vazios ou com menos volume de ar do que o normal;
  • Observe como o veículo se comporta durante a direção: se houver sensação de instabilidade, dificuldade de fazer curvas ou resposta lenta ao volante, pode ser um indício calibrar os pneus;
  • Se atente ao desgaste irregular nos pneus. Caso haja desgaste excessivo na parte interna ou externa, pode haver pressão inadequada.

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Como calibrar o pneu do carro?

É importante que os pneus tenham cuidados constantes, e isso inclui a verificação da calibragem uma vez por semana, sempre com os pneus frios. A recomendação é de Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina.

Pneu sendo calibrado por mecânico
Pneu sendo calibrado por mecânico (Reprodução: teksomolika/Freepik)

Também é importante ressaltar que o carro vazio ou cheio também interfere no procedimento, e se ele estiver pesado, a pressão deve ser maior. Além disso, tenha o costume de verificar a pressão dos pneus regularmente através de um medidor de pressão.

A calibragem dos pneus pode ser feita no posto de gasolina. Vale aproveitar o momento de encher o tanque de combustível para fazer o procedimento. Para isso, siga o passo a passo:

  1. Digite o número correto no visor do calibrador;
  2. Tire a tampa da válvula do pneu que vai ser calibrado;
  3. Aperte a trava da ponta do calibrador após encaixá-la na válvula do pneu;
  4. Segure a mangueira até que o ar acabe de inflar o pneu, evitando que ela se solte e o ar escape;
  5. Aguarde o aviso sonoro;
  6. Coloque a válvula de volta ao pneu calibrado.

É fundamental aproveitar o momento para calibrar também o estepe, com uma pressão de até 5 psi acima dos demais. Isso porque, caso precise fazer uma substituição do pneu em uso pelo estepe, ele estará pronto para rodar como os outros.

O procedimento deve ser repetido pelo menos uma vez a cada duas semanas, ou antes de viagens, quando o veículo costuma estar com o porta-malas cheio. Nesses casos, os fabricantes geralmente recomendam uma pressão mais alta do que a usada no dia a dia. Para carros usados com frequência, é recomendável fazer a calibragem a cada 500 km, e para os que são pouco usados, a cada 30 dias.

Com que frequência se deve calibrar o pneu do carro?

Deve ser feita em média a cada 15 dias, porém a frequência pode variar de acordo com o uso do veículo.

Quais equipamentos são necessários para calibrar o pneu de um carro?

Para calibrar os pneus do carro, são necessários um calibrador de pneus e um compressor de ar, que são encontrados em postos de gasolina.

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