Blender: o software de edição gratuito que ajudou “Flow” a ganhar o Oscar

A Letônia fez história e venceu seu primeiro Oscar este ano com Flow. Indicado em duas categorias (incluindo Melhor Filme Internacional), o longa-metragem venceu como Melhor Animação, derrubando filmes de grandes estúdios, como Disney (Divertida Mente 2) e Dreamworks (O Robô Selvagem).

O que mais chamou atenção na vitória foi a modestidade da produção: Flow foi criado por uma equipe enxuta usando o Blender, um software de edição gratuito.

Flow foi criado no software gratuito Blender (Imagem: Blender/Reprodução)

Flow surpreendeu no Oscar

Flow segue a trajetória de um gatinho cinza (que, depois do sucesso do filme, foi batizado de Flow) e seus amigos animais em busca da sobrevivência em um mundo coberto por uma inundação.

O longa-metragem, uma produção da Letônia, é dirigido e roteirizado foi Gints Zilbalodis. O aspecto que mais chamou atenção em toda a situação é que Flow foi editado no software gratuito Blender, com uma equipe e orçamento reduzidos.

Para se ter uma ideia, o The Hollywood Reporter revelou que Divertida Mente 2 custou US$ 200 milhões (cerca de R$ 1,15 bilhão) e O Robô Selvagem, US$ 78 milhões (cerca de R$ 447,7 milhões). Já Flow custou US$ 3,7 milhões (cerca de R$ 21,2 milhões).

O que é o Blender

O Blender é um software de edição de código aberto. Ou seja, qualquer pessoa pode usá-lo para criar e editar vídeos, fazer modelagens 3D, animações e renderizações, e trabalhar em efeitos visuais.

Como lembrou o g1, a ferramenta é amplamente usada nas indústria de Cinema, jogos e design. Up – Altas Aventuras e Monstros S.A. são alguns dos exemplos de filmes da Disney Pixar que aproveitaram os recursos do Blender.

No entanto, no caso de Flow, a ferramenta foi o software principal de criação. Em entrevista ao blog da empresa, o diretor contou que passou cinco anos e meio trabalhando no projeto. O primeiro foi dedicado apenas a escrever o roteiro, buscar financiamento e aprender a usar o blender.

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A partir de 2020, começou a edição em si. Zilbalodis destacou as vantagens de se trabalhar na plataforma, que, segundo ele, é rápida e personalizável. Isso porque o software permite a criação de plugins personalizados para ações.

Ele deu um exemplo: um profissional específico ficou focado em dominar a edição da água presente no filme. Já outros focaram nos pelos e penas de animais. Tudo isso com uma personalização dos comandos na plataforma, que permitem usar a criatividade de forma ilimitada.

Já a rapidez tem a ver com a leveza da plataforma em comparação com outros softwares, que a torna uma opções mais acessível e exige menos maquinário.

Um profissional específico ficou responsável por trabalhar a água no filme Flow (Imagem: Blender/Reprodução)

Flow e a democratização do cinema

  • O diretor revelou que aprendeu a usar muitos dos recursos do Blender através de vídeos e tutoriais na internet;
  • A equipe também foi enxuta, com cada um se ajudando no processo de aprendizado;
  • A imprensa internacional destacou que a vitória de Flow contra animações de grandes estúdios, como Disney e Dreamworks, mostra que o cinema está se democratizando e se tornando mais inclusivo.

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