Governo do Ceará anuncia oficialmente mudança do local da Usina da Praia do Futuro

Representantes do governo do Ceará, do GSI, do MGI, da Telcomp e da Conexis na solenidade de mudança do projeto da usina Dessal do Ceará
Representantes do governo do Ceará, do GSI, do MGI, da Telcomp e da Conexis na solenidade de mudança do projeto da usina Dessal do Ceará nesta sexta-feira, 14 de junho

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou na tarde desta sexta-feira, 14, a mudança do local da usina de dessalinização da Praia do Futuro. O projeto, movido em 560 metros do local original, foi considerado alinhado aos pré-requisitos de segurança em relação às redes de telecomunicações por GSI, Anatel, SPU e MGI e operadoras de telecomunicações, TelComp e Conexis.

A solenidade durou 1h30. Havia expectativa de que Freitas anunciasse um projeto de integração tecnológica para o Ceará, com a finalidade de atrair data centers sustentáveis para a região. Ele contou que o terreno antes reservado à usina deve ser alvo de investimentos relacionados a tecnologias.

A ideia é implantar um centro de educação em tecnologia no local, para formação profissional. Este investimento deve contar com apoio das operadoras e empresas de data centers e deve convergir com outra iniciativa, o lançamento de um campus do ITA na Cidade, contribuindo para ampliação da formação de mão de obra qualificada na cidade.

No evento, os representantes dos órgãos federais parabenizaram Freitas pela decisão. A partir de agora, o consórcio que vai construir a usina fará a adaptação do projeto e buscar todas as licenças necessárias à construção no novo local.

Pelo novo projeto, a tubulação da usina está alinhada ao emissário de água localizado na Praia do Futuro. Os dutos de captação de água agora fica distante da rota dos cabos na água e em terra.

Segundo fontes, Elmano de Freitas destacou que a segurança hídrica do Ceará é relevante, o que justifica a construção de uma usina dessalinizadora e mostrou projeções de escassez. Disse considerar que são duas infraestruturas críticas, mas que compreendia a importância do hub de cabos, e que por isso seria positivo alterar o projeto original.

O setor de telecom respira aliviado, uma vez que a nova distância está em linha com critérios internacionais de segurança de redes de telecomunicação. “A gente sai satisfeito, enquanto TelComp representando as empresas de cabos submarinos. A lição aprendida é que há necessidade de designar as áreas onde estão estas infraestruturas áreas de segurança nacional para que não se construa próximo a cabos. Sai todo mundo vitorioso, deixa de existir qualquer risco, e o estado segue o projeto da Usina”, resume Luiz Henrique Barbosa, presidente executivo da Telcomp.

O post Governo do Ceará anuncia oficialmente mudança do local da Usina da Praia do Futuro apareceu primeiro em TeleSíntese.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.