
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), criticou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), após ele culpar o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela alta da inflação de alimentos.
Tarcísio foi um dos políticos que participou do ato promovido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no Rio de Janeiro, nesse domingo (16).
“Antes de atacar o presidente Lula com mentiras e ofensas, o governador Tarcísio deveria comparar a realidade do país hoje com a do governo em que ele foi ministro”. alfinetou Gleisi em publicação no X.
Segundo ela, a inflação de alimentos e bebidas no tempo de Bolsonaro foi de 56% em casa e de 25% fora do domicílio.
Enquanto nos dois primeiros anos do presidente Lula o IPCA acumulado da alimentação foi de 9,67% em casa e de 12% fora do domicílio.
“Lula zerou impostos federais da cesta básica e suspendeu o imposto de importação para baratear o preço dos alimentos mais consumidos. Qual vai ser a contribuição do governador Tarcísio para reduzir o preço dos alimentos no Estado que governa?”, completou a ministra.
Durante manifestação pró anistia, Tarcísio culpou o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela alta da inflação de alimentos. “Prometeram picanha e não tem nem ovo”, ironizou o governador.
Manifestação bolsonarista
Apoiadores de Jair Bolsonaro participaram de um ato em Copacabana, Zona Sul do Rio, na manhã de domingo (16), convocado pelo ex-presidente.
A manifestação pediu a anistia dos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro em Brasília, além de se posicionar contra o governo Lula.
De acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) , a manifestação em Copacabana teve 18,3 mil pessoas no seu ápice.
Em um post nas redes sociais, a Polícia Militar disse que o ato reuniu 400 mil pessoas. Segundo levantamento do Datafolha, 30 mil pessoas estiveram na manifestação.
Além do ex-presidente e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, participaram o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, o de Santa Catarina, Jorginho Mello, e o de Mato Grosso, Mauro Mendes.
Também estiveram presentes os senadores Flávio Bolsonaro e Magno Malta, o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto e o pastor Silas Malafaia, coordenador do evento.
The post Gleisi Hoffman critica Tarcísio de Freitas por culpar Lula pela inflação dos alimentos; entenda o conflito appeared first on Portal Norte.