Conheça o Hyperloop do Brasil que vai movimentar contêineres a 595 km/h

A empresa Hyperloop Transportation Technologies (HTT) revelou planos ambiciosos para transformar o transporte de cargas no Brasil: o projeto HyperPort, uma ferrovia de alta velocidade que promete revolucionar a logística com contêineres viajando a quase 600 km/h dentro de um tubo de vácuo parcial.

Um estudo inicial de viabilidade, liderado pelo LabTrans da Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com a EGA Group, empresa de logística portuária, confirmou o potencial do projeto.

Como será o Hyperloop brasileiro

A proposta é ambiciosa: conectar o Porto de Santos a grandes centros como São Paulo e Campinas, e futuramente, expandir a rede até São José do Rio Preto, totalizando 549 km de extensão.

O Porto de Santos, maior e mais moderno da América Latina, movimentou mais de 5 milhões de TEUs (unidade equivalente a 20 pés) em 2024, mas enfrenta desafios logísticos significativos.

A alta demanda gera um tráfego intenso de caminhões, com até 15.000 veículos entrando e saindo do porto diariamente. A viagem até São Paulo, de 97 km, pode levar horas, dependendo do trânsito.

Cápsulas individuais transportarão contêineres a velocidades de até 595 km/h. (Imagem: Hyperloop Transportation Technologies)

O HyperPort propõe uma solução inovadora: cápsulas individuais transportarão contêineres de 40 pés (equivalente a dois TEUs) a velocidades de até 595 km/h, reduzindo drasticamente o tempo de viagem para 20-30 minutos, competindo com o transporte aéreo de cargas.

Menos caminhões e menos poluição

A expectativa é que o sistema minimize o tráfego de caminhões em até 4.000 veículos por dia, aliviando o congestionamento. A empresa também destaca os benefícios ambientais e econômicos indiretos do HyperPort, como a redução de 906 toneladas de emissões de CO2 por dia até 2060, a diminuição de acidentes e do desgaste das estradas, e a economia de US$ 2 bilhões em custos terciários.

Foco na rota Santos-Campinas

  • A primeira fase do projeto se concentrará na rota de 169 km entre Santos e Campinas, considerada a mais lucrativa.
  • A instalação do HyperPort exigirá um investimento inicial de US$ 9,6 bilhões, com custos operacionais (OPEX) estimados em US$ 1,6 bilhão ao longo da vida útil do projeto, cobrindo despesas com operação, pessoal, manutenção e energia.
  • Apenas esse trecho deve gerar uma receita total de US$ 17,1 bilhões.
  • O projeto completo, de Santos a São José do Rio Preto, demandaria um OPEX de US$ 2,8 bilhões, com receita anual estimada em US$ 535 milhões.
  • A HTT projeta uma Taxa Interna de Retorno (TIR) de 62,7% e um Valor Presente Líquido (VPL) de US$ 4,8 bilhões, caso o governo financie integralmente o projeto, tornando-o um investimento altamente atraente.
Primeira fase do projeto se concentrará na rota de 169 km entre Santos e Campinas. (Imagem: Hyperloop Transportation Technologies)

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O próximo passo é a conclusão do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). A partir daí, a definição dos modelos de financiamento e a obtenção das aprovações governamentais serão cruciais para a concretização desse ambicioso projeto, que promete redesenhar o futuro da logística no Brasil.

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