Beto Simonetti toma posse para segundo mandato na OAB; confira defesas e participações

Beto Simonetti toma posse para segundo mandato na OAB.

Reeleito em 31 de janeiro, o amazonense Beto Simonetti foi empossado para o segundo mandato como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na noite da última segunda-feira (17). Ele fica à frente da entidade até 2028. 

O evento, que aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, também contou com a posse de 162 conselheiros e conselheiras federais da Ordem.

“É emblemático que esta cerimônia de posse aconteça justamente na semana em que a redemocratização do Brasil completa 40 anos. A OAB foi protagonista na ocasião e, imbuídos no mesmo espírito, procuraremos manter essa feição ao longo deste mandato, em tributo ao nosso desiderato institucional primário”, destacou o presidente. 

O dia 15 de março de 1985 é lembrado pela posse do ex-presidente José Sarney, após 21 anos de ditadura militar.

O advogado comemorou as vitórias já conquistadas no começo do novo mandato. 

“A força da nossa união, que me reconduziu à presidência da OAB, já tem surtido efeito positivo. No STF (Supremo Tribunal Federal), conseguimos a garantia de que os honorários em causas privadas serão fixados em respeito ao Código de Processo Civil. No STJ (Superior Tribunal de Justiça), obtivemos a definição de que os litígios serão equilibrados, assegurando a proteção ao consumidor”, expressou. 

Um outro trabalho também foi lembrado. O presidente da OAB comentou que no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a importância da sustentação oral e a prevalência da contagem dos prazos processuais foram reforçadas. 

Democracia que importa 

O presidente da República, Lula (PT), presente na posse, desejou sucesso ao comando da instituição. 

“A vocês que assumem a nobre função de liderar esta instituição, desejo sabedoria, coragem e determinação para seguir defendendo os valores que nos unem como brasileiros”, disse.

A defesa da democracia foi assegurada pelo petista, com foco de que é essa a prioridade. 

“Precisamos unir forças para enfrentar os desafios nacionais, como o aprimoramento de um Sistema de Justiça, a defesa da democracia e da soberania constitucional”, afirmou.

Lula discursa em posse da OAB. Foto: Jessé Gomes

Três Poderes

Além de Lula, participaram da solenidade o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF),  ministro Luís Roberto Barroso, o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin. 

O advogado-geral da União, Jorge Messias, o ministro do STF Dias Toffoli, o governador do Amazonas, Wilson Lima, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), o vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Maurício Godinho Delgado, e o vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Jorge Oliveira, foram destaques da mesma forma. 

Três Poderes unidos na posse de Simonetti. Foto: Ricardo Stuckert/PR

DF ausente 

Chamou atenção a falta do governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha (MDB). Ele, que é advogado, não apareceu no Centro de Convenções. O motivo? não querer estar no mesmo ambiente que Lula. 

“Fiz um compromisso comigo que não piso em território que o presidente Lula esteja presente, pelo menos até que ele se retrate por ter me acusado, de forma leviana, de ter sido cúmplice do Bolsonaro no 8/1”, escreveu em mensagem enviada a Simonetti. 

Apesar disso, parabenizou o empossado. “Desejo a você toda felicidade neste seu segundo mandato à frente do CFOAB, desde já sabendo que será um grande sucesso para advocacia brasileira”, manifestou. 

The post Beto Simonetti toma posse para segundo mandato na OAB; confira defesas e participações appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.