
O governo Lula lançou, nesta terça-feira (18), um programa para fiscalizar o Bolsa Família e o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) visando combater fraudes na concessão de benefícios sociais
O Plano de Ação do governo para o ano de 2025 tem o objetivo de ampliar a eficiência na concessão de benefícios, garantindo que as famílias mais vulneráveis tenham acesso aos programas sociais de maneira justa e transparente.
Como parte desse plano, foi formado um grupo de trabalho (GT) que será coordenado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e terá também participação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS).
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou que “o dinheiro precisa chegar a quem realmente tem o direito”.
“O esforço de 2025, sob o comando do presidente Lula, é tirar o Brasil do mapa da fome, e com esse plano alcançaremos mais eficiência e melhores resultados para os mais pobres”, apontou.
Plano
O plano também reforça a colaboração entre órgãos como a CGU, a AGU e a Secretaria-Geral da Presidência da República, fortalecendo a estrutura do programa.
A prevenção contra fraudes nas gestões e a disseminação de informações confiáveis são considerados passos fundamentais para assegurar a credibilidade do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família.
Medidas previstas
Entre as medidas previstas estão a implementação de processos automatizados para atualização cadastral, reduzindo falhas e facilitando o acesso às informações pelos beneficiários.
Também será ampliado o uso de tecnologias para identificar inconsistências nos dados.
Além disso, entrou em operação neste mês de março a nova versão do CadÚnico, que permite o cruzamento automático de dados de diferentes bases do governo federal, como Receita Federal, Previdência Social e Sistema Único de Saúde (SUS).
The post Mais fiscalização: Governo lança plano para combater fraudes no Bolsa Família e CadÚnico appeared first on Portal Norte.