Governo Federal reconhece emergência em Rio Branco após cheia do Rio Acre

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu nesta quarta-feira (19) a situação de emergência em Rio Branco, no Acre.

A medida foi tomada devido às inundações causadas pela elevação do Rio Acre. A portaria que oficializa o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Prefeitura pode solicitar recursos federais

Com o decreto de emergência, a prefeitura de Rio Branco agora pode requisitar recursos do Governo Federal para ações emergenciais.

Os valores podem ser usados na compra de cestas básicas, água mineral, refeições para equipes de socorro, kits de higiene e materiais de limpeza para as famílias afetadas.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, afirmou que a prioridade do governo é garantir segurança e assistência às famílias atingidas, além de prestar apoio técnico e financeiro aos estados e municípios para reduzir os impactos do desastre.

Bacia do Rio Acre é uma das mais afetadas pelas cheias. – Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

Defesa Civil monitora a situação

A Defesa Civil Nacional continua acompanhando a situação e mantendo contato com os órgãos municipais e estaduais para avaliar a evolução das chuvas e definir novas medidas de suporte.

O MIDR reforça a importância de a população seguir as orientações das autoridades e acionar os serviços de emergência em caso de necessidade.

Como solicitar ajuda federal

Municípios que tenham o reconhecimento federal de situação de emergência ou calamidade pública podem solicitar recursos para ações de defesa civil.

O pedido deve ser feito por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia os planos de trabalho enviados e define os valores a serem liberados. Após a aprovação, a portaria com o montante destinado é publicada no Diário Oficial da União.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Governo do Acre (@governo.acre)

Rio Acre ultrapassa cota de transbordo

O Rio Acre superou a cota de transbordo de 14 metros no dia 10 de março e, desde então, segue acima desse nível. Na última segunda-feira (17), o rio atingiu 15,88 metros, iniciando um período de vazante e marcando 15,28 metros na medição das 15h desta quarta-feira (19).

A cheia continua impactando diretamente mais de 31 mil moradores em 43 bairros de Rio Branco, segundo a Defesa Civil. Confira os números atualizados:

  • 8,6 mil famílias afetadas, totalizando 31.318 pessoas;
  • 171 famílias em abrigos, somando cerca de 551 desabrigados;
  • 598 famílias desalojadas, ou seja, que buscaram abrigo em casas de parentes ou amigos;
  • 19 comunidades rurais atingidas, incluindo três comunidades isoladas e 2.198 famílias afetadas;
  • 43 bairros de Rio Branco impactados pela enchente.

A prefeitura e os órgãos responsáveis seguem trabalhando para minimizar os danos e prestar assistência às vítimas.

The post Governo Federal reconhece emergência em Rio Branco após cheia do Rio Acre appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.