
O Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), iniciou a cobrança de pessoas que receberam indevidamente o Auxílio Emergencial em 2020 e 2021.
O benefício foi criado para amparar os brasileiros durante a pandemia de Covid-19. A medida visa corrigir erros no processo de distribuição do auxílio e garantir que os recursos públicos sejam utilizados de forma adequada.
As pessoas contempladas que não atendiam aos critérios de elegibilidade para receber o benefício, devem devolver os valores recebidos.
Como será feito o desconto?
Quem está nessa situação já foi, a cobrança do Auxílio Emergencial continua sendo notificado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). As mensagens são enviadas via SMS, e-mail e aplicativo Notifica.
Por meio do sistema VEJAE, que pode ser acessado pelo site do MDS, o beneficiário consulta a situação da cobrança do seu Auxílio Emergencial. O sistema está disponível desde o dia 6 de março de 2025.
Na mesma data, foi iniciado o processo de ressarcimento, ou seja, a cobrança para a devolução dos valores, com a notificação dos cidadãos com indícios de irregularidade pelo sistema.
No site do MDS há ainda o Guia do VEJAE, FAQ (Perguntas e respostas frequentes) e demais informações para regularizar a situação e tirar as dúvidas.
Governo Federal anuncia nova faixa do Programa Minha Casa, Minha Vida
O Governo Federal anunciou recentemente a criação de uma nova faixa dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, com o objetivo de facilitar o acesso à casa própria para mais famílias brasileiras, incluindo a classe média.
A medida visa atender famílias com renda mensal de até R$ 12 mil, ampliando o limite atual de R$ 8 mil.
The post Governo inicia cobrança de pessoas que receberam indevidamente o Auxílio Emergencial; confira lista appeared first on Portal Norte.