
O Brasil saltou oito posições no ranking global da felicidade e ocupa o 36º lugar em 2025.
O dado faz parte do Relatório Mundial da Felicidade, divulgado na última quarta-feira (19). pela Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a Universidade de Oxford e o Instituto Gallup.
O estudo avalia o nível de felicidade em diversos países com base em critérios como PIB per capita, expectativa de vida saudável, suporte social, liberdade de escolha, generosidade e percepção de corrupção.
O avanço colocou o país brasileiro como o segundo mais bem classificado da América do Sul, atrás apenas do Uruguai (29º).
Além disso, o Brasil ultrapassou o Chile, que caiu do 38º para o 45º lugar, e também aparece à frente da Argentina (42º).
Top 10
Os países nórdicos lideram as primeiras posições. Em primeiro lugar está a Finlândia, seguida de Dinamarca, Islândia e Suécia no topo do ranking.
A Holanda é a quinta colocada, à frente de Costa Rica, o melhor país entre os latino-americanos que apareceu primeira vez entre os dez primeiros.
Confira:
1. Finlândia;
2. Dinamarca;
3. Islândia;
4. Suécia;
5. Holanda;
6. Costa Rica;
7. Noruega;
8. Israel;
9. Luxemburgo;
10. México
Novas descobertas
A edição de 2025 trouxe novas descobertas sobre os fatores que influenciam o bem-estar e a qualidade de vida.
Um dos aspectos analisados foi a importância da convivência social na felicidade.
Esse fator pode estar relacionado à queda dos Estados Unidos no ranking, já que, nos últimos 20 anos, o número de americanos que jantam sozinhos aumentou 53%.
Como consequência, o país registrou sua pior posição desde o início do levantamento, em 2012, ficando agora no 24º lugar.
Outro dado relevante aponta que lares com quatro ou cinco moradores tendem a apresentar níveis mais altos de felicidade, uma tendência observada especialmente no México e em diversos países da Europa.
The post Brasileiro mais feliz? Brasil sobre oito posições no ranking global da felicidade appeared first on Portal Norte.