Professora é afastada de escola em Boa Vista por racismo contra aluno

Professora é denunciada por racismo em Boa Vista.

Um caso de racismo resultou na demissão de uma professora nesta quinta-feira (20) em uma escola em Boa Vista. O crime ocorreu no Colégio Estadual Militarizado Fernando Grangeiro de Menezes.

Segundo as informações, a professora proferiu falas de conteúdos racistas contra um aluno na frente da turma. Após o acontecimento, a unidade de ensino afastou a docente do cargo.

Secretaria de Educação se pronuncia sobre caso

O Portal Norte entrou em contato com a Secretaria de Educação e Desporto (Seed) em Boa Vista, que recebeu a denúncia de racismo sobre a professora.

Através de nota, o órgão público reforçou que “não compactua com quaisquer atos de racismo ou discriminação dentro dos ambientes escolares ou mesmo fora deles”.

Além disso, a secretaria afirmou que as escolas são espaços para a construção do saber e do conhecimento, onde deve prevalecer o respeito e a convivência harmônica entre estudantes, servidores e docentes.

Por fim, a Seed comunicou que a gestão da escola elaborou um relatório dos fatos e apresentou a professora para o Departamento de Recursos Humanos da Seed.

“A Secretaria de Educação e Desporto informa que procede a denúncia de que uma professora do Colégio Estadual Militarizado Fernando Grangeiro de Menezes proferiu falas de conteúdo racista para estudantes.

A Seed reforça de maneira veemente que não compactua com quaisquer atos de racismo ou discriminação dentro dos ambientes escolares ou mesmo fora deles, e destaca que as unidades de ensino são espaços para a construção do saber e do conhecimento e onde deve prevalecer o respeito e a convivência harmônica entre estudantes, servidores e docentes.

Diante do ocorrido, a gestão da unidade de ensino elaborou relatórios dos fatos e apresentou a professora ao Departamento de Recursos Humanos da Seed que irá analisar o documento e adotar as medidas cabíveis. A professora também foi afastada das atividades da escola.”

Penalidade para casos de racismo

Segundo a legislação brasileira, o crime de racismo é considerado inafiançável e imprescritível. Os responsáveis por atos racistas podem responder criminalmente.

As penalidades incluem reclusão, sanções administrativas, como demissão e outras medidas disciplinares, especialmente em casos que envolvem servidores públicos ou profissionais da educação.

The post Professora é afastada de escola em Boa Vista por racismo contra aluno appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.