Peixe mais feio do mundo ganha prêmio na Oceania

Pode parecer estranho, mas existe uma competição que define o animal mais feio do mundo. Assim como há torneios para saber quais foram os seres que mais se destacaram no ano. E o mais impressionante é que o mesmo peixe ganhou essas duas premiações.

A estrela dessa história leva o nome científico de Psychrolutes marcidus, e é popularmente chamado de peixe-bolha. Em setembro de 2013, a espécie venceu uma votação popular e se tornou o mascote oficial da Sociedade para a Preservação dos Animais Feios, da Inglaterra.

Leia mais

  • “Peixe do fim do mundo” surge na costa do México; será um mau presságio?
  • Afinal, piranhas podem matar humanos?
  • 6 animais que mudam de comportamento de acordo com a Lua

Algumas pessoas podem estar torcendo o nariz para um título desses, mas a intenção desse entidade é completamente louvável: a ideia é chamar a atenção das pessoas e das autoridades para todos os animais que correm risco de extinção, não apenas os fofos.

À época, o biólogo e presidente da Sociedade, Simon Watt, deu uma explicação bem razoável sobre o trabalho que desenvolvem:

“Nossa abordagem convencional à conservação é egoísta. Nós só protegemos animais com os quais nos identificamos porque eles são fofinhos, como os pandas. Se as ameaças de extinção são tão ruins quanto parecem, focar somente na fauna carismática não faz sentido”, disse o especialista.

“Não tenho nada contra pandas, mas eles têm quem os ajude. Já esses animais (os ‘feios’) precisam da nossa ajuda”, concluiu.

Peixe-Bolha (psychrolutes marcidus)
O peixe-bolha (Psychrolutes marcidus) fica com esse aspecto quando sobe para a superfície – Imagem: Kerryn Parkinson (NORFANZ Founding Parties) / Divulgação

O peixe do ano

  • Pois bem, se em 2013 o peixe-bolha foi considerado o animal mais feio do mundo, ele agora encontrou sua redenção.
  • A espécie acaba de ganhar a eleição de “Peixe do Ano”, competição organizada pelo Fundo de Conservação Mountains to Sea, na Nova Zelândia.
  • A disputa tem como objetivo promover a conscientização sobre a vida aquática da região.
  • A espécie era um azarão na disputa – e acabou ganhando graças a uma campanha local.
  • O Psychrolutes marcidus vive no fundo do mar, em profundidades que variam entre 600 e 1,2 mil metros.
  • Ele é encontrado em regiões como a costa sudeste da Austrália e o litoral da Tasmânia.
  • A espécie pode crescer até cerca de 30 cm de comprimento e se alimenta de caranguejos, lagostas e moluscos.
  • Ele ganhou o apelido de peixe-bolha, pois seu corpo fica todo deformado quando sobe para a superfície.
  • No fundo do mar, ele se parece com um peixe normal, só que o seu corpo é gelatinoso.
  • Quando ele sobe para a superfície, a diferença de pressão faz que ele quase “derreta”, já que não possui um esqueleto completo.
  • E são essas fotos “derretidas” que deram a ele o título de animal mais feio do mundo.
Peixe-bolha
No fundo do mar, ele tem a aparência de um peixe normal – Imagem: UW/NSF-OOI/CSSF Dive R1470; V11)

Risco de extinção?

Não existem muitos estudos sobre o peixe-bolha e, portanto, os cientistas não têm uma conclusão sobre o status de risco de extinção da espécie.

Os especialistas, porém, costumam alertar para eventuais perigos, uma vez que esses animais ficam muito próximos de caranguejos e lagostas e, com isso, acabam sendo vítimas de pesca de arrasto no fundo do mar.

Vale destacar que o peixe-bolha não faz parte do cardápio de nenhuma cultura no mundo, ou seja, ele não é nem sequer aproveitado como alimento depois de ser pego por esses pescadores.

Ao receber o título de Peixe do Ano, os organizadores da competição esperam que o peixe-bolha volte a chamar a atenção do mundo para os animais com risco de extinção. E ele parece ser o “garoto propaganda” perfeito para isso: se tem uma coisa que essa espécie faz é chamar a atenção das pessoas.

As informações são da BBC.

O post Peixe mais feio do mundo ganha prêmio na Oceania apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.